terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Novo Star Trek, mais fundo nos temores humanos

Fonte: http://cinemacoma.com/the-star-trek-into-darkness-teaser-trailer-is-awesome/

O que Star Trek tem a ver com natal? Tudo. Foi a série que, pela primeira vez, colocou alienígenas, orientais e mulheres, inclusive uma belíssima negra, no pelotão de elite do elenco fixo.

Jornada nas Estrelas trata de uma Terra em que os povos já desbastaram suas diferenças, em que a ONU passa a existir de facto, e não apenas como marionete de potências, inclusive ditaduras sangrentas.

Os militares, então, sem serviço no planeta, passam a proteger o espaço ao seu redor, inclusive preventivamente, agindo em missões diplomáticas aonde a humanidade ainda não chegou, oferecendo cooperação pacífica a todos os planetas habitados que encontram.

Recentemente, voltaram a fazer longas da franquia, que valem à pena e merecem o fardo de ser Star Trek. Não que as últimas séries não tenham sido boas, mas muitos episódios começaram a ficar longe do carisma e da qualidade artística que arregimentou fãs pelo mundo, e deu origem ao movimento cosplay.

Agora, indo mais fundo na philosophia de auto superação e esperança, mais natalino do que isso é quase impossível, está previsto para 26 de Julho de 2013, no Brasil, o longa "Star Trek in the Darkness", com título nacional "Star Trek - Além da Escuridão. Um bom exemplo de como o título nacional pode ficar melhor do que o original... Alguns vão entrar na sala pensando que é uma estréia surpresa de Batman, inclusive pelo cartaz promocional.

Antes que alguém se empolgue com um filme fatalista, pessimista e batmaníaco, vou logo repassando o recado do director JJ Abrams: "Eu não gosto de ir para o cinema para me sentir mal. Eu não gosto de ir ao cinema para me sentir deprimido e diminuído. O motivo pelo qual você vai ao cinema é para se sentir maior, mais forte e mais feliz. Esse é um filme que, certamente, vai para além da escuridão. Mas eu seria o diretor errado se deixasse os personagens por lá".

Algo nós dois temos em comum. O mundo real já é duro e pessimista na medida certa, não preciso pagar dez pilas para sair do cinema com vontade de cortar os pulsos. Também por isso não gosto de filmes de zumbís.

O vilão, vivido por Benedict Cumberbatch, é o terrorista Johnn Harisson, que o actor descreve como uma mistura macabra de Coringa com Hannibal. Se tiver um quarto da inteligência e do carisma de cada um, será um vilão épico. É um cara "comum" que surta contra o seu emprego e dá trabalho para a tripulação da Enterprise. Simplificando a história, é claro. Ele consegue não só destruir a frota estrelar, como levar o então pacífico e próspero mundo inteiro, a uma crise profunda, que justifica o título.

Com o mundo indefeso, a Enterprise é chamada de volta, para dar conta do recado. Só que o vilão está dentro da organização, ele conhece tudo, todas as rotinas, todos os protocolos, todos os acessos, algo que nenhum outro funcionário talvez saiba. É assim que ele se torna tão perigoso.

Com isso, a tripulação bebe na fonte, tendo seus integrantes expostos pessoalmente ao perigo. Não estou falando de o Capitão Kirk estar defronte ao inimigo, falo de o James Kirk estar na mira dele. É pessoal, Harisson quer ver todo mundo morto. De preferência, com humilhação.

Algo de muito bom, em que a série original falhava, certamente pelo extremo interesse da época no espaço desconhecido,  é a inclusão da Terra de então nos novos filmes. Nos anos sessenta, não dava para se fazer muito, além de filmar em cenários e nos desertos. Hoje, com um universo inteiro podendo ser gerado por computador, e os paradigmas tecnológicos da primeira série deixados para trás, os roteiristas podem delirar à vontade. Imaginem se a série original, tivesse tido acesso a tamanha capacidade técnica!

Aos marmanjos de plantão, os mini vestidos curtinhos continuam, a onda do politicamente patético não atravessou o escudo de proteção da nave, mas como no original, a barra não sobe.


8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nanael Soubaim disse...

NO SPAM.