sábado, 8 de setembro de 2012

O filho do olimpo; Demis Roussos


O egípcio de Alexandria, expatriado com a família para a Grécia, depois que perderam tudo com a crise do Canal de Suez. Ele tinha quinze anos na época, a cultura egípcia já estava bem instalada no seu subconsciente.

Ele veio ao mundo em 15 de Junho de 1946, como Artemios Ventouris Roussos. Ou seja, já tinha ascendência grega, mesmo seus pais George e Olga, esta de nome artístico Nelly Mazloum, uma lenda na dança, terem nascido no Egito.

A influência da música árabe é forte, mas ele é fã do jazz e aprendeu a tocar trombeta já aos dez anos.  Integrou o The Idols aos dezessete anos, quando precisava sustentar a família, já sendo chamado de Demis. O cansaço do vocalista para algumas canções, deu-lhe a chance e ele não desperdiçou, destacou-se na função.

Fundou a banda We Five, como vocalista principal, com composições de Lakis Vlavianos, mas o sucesso ainda o esperava na esquina, logo ali em frente. O rock progressivo de Aphodite's Childs, onde contou com Vangelis e Loukas Sideras, foi que deu-lhe a notoriedade e o prestígio que tem hoje. Não conseguiram permissão para trabalhar na Inglaterra, onde formaram o grupo, então foram para Paris, em pleno clima de revolução.

O álbum Rain and Tears vendeu mais de um milhão de cópias só na França, quando nascia a primeira filha de Demis, Emily. Após o lançamento de 666, que gerou boicotes de "cristãos" e mais polêmica fútil do que eles gostariam, o grupo se desfez formalmente. Mas os três continuavam na estrada.

O estilo operesco de Demis, no entanto, já tinha eternizado o Afrodite's Child, e o seu legado ampara os três amigos até hoje, como Afrodite cuida de suas crianças. Tanto que a parceria de Demis e Vangelis continuou, com o álbum Race to The End servindo de trilha sonora para o filme Chariots of Fire.

We Shall Dance foi seu primeiro álbum realmente solo. E foi um estrondo até na Escandinávia, que geralmente se mantinha um mundo à parte em muitos aspectos, até o advento da internet. Mas sofrido mesmo foi conseguir sucesso nos Estados Unidos, que ocorreu com o disco de ouro pelo álbum "Demis", mas também é o único que o faz ser realmente lembrado por lá.

Após o nascimento de Cyril, em 1975, ele trabalhou feito um louco, passando os oito anos seguintes em turnês pelo mundo inteiro, inclusive o Brasil, conseguindo a proeza de lotar o Maracanã. Cousa que só Sinatra tinha conseguido. Dos anos setenta aos oitenta, Roussos conseguiu uma discoteca invejável de mais de cem discos de ouro, platina e diamante. Dá para se fazer um museu só com o acervo dele.

O filho de Afrodite viu Tanatos de perto em 1985, quando o avião em que estava com a esposa, foi seqüestrado. Isso após ter dado um tempo na carreira para se dedicar à família, longe das câmeras, dos jornais, dos palcos, mudando-se para os Estados Unidos. O drama no avião da TWA o fez rever todas as suas prioridades e voltar à activa, para o deleite dos fãs.

Voltou a morar na Grécia, continua com uma vida mais pacata, mas aquele fervor de abraçar o mundo inteiro é cousa do passado. Esteve no  Brasil três vezes, a última em 2005, quando renovou sua legião de fãs locais.

O que mais motiva os fãs a pagarem para uma apresentação de Roussos, é sua actuação no palco. Há gente que decepciona muito quando está ao vivo, outros que se limitam a fazer espetáculos e playback. Como poucos, ele faz questão de que o público ouça na platéia o que acontece no palco.Além do quê, sua interpertação ao vivo faz toda a diferença, para quem já ouviu o som mecânico, ele passa outra

O que aprender com Demis Roussos? Ele se forjou na adversidade. Teve recursos para se formar, nos primeiros anos, perdeu tudo e, em vez de se revoltar e fazer asneiras, se valeu do que tinha conseguido para devolver aos pais o que eles lhe tinham proporcionado. Ele não se acomodou, foi para onde havia trabalho, se valendo muito da pequenez do continente europeu para tanto. Soube compreender os avisos que a vida lhe deu, quando do seqüestro do avião, e soube também colocar esse aprendizado em prática. Resultado, ainda temos Demis Roussos cantando e encantando gerações inteiras.







Myspace de Roussos, clicar aqui.
Web fan site de Roussos, clicar aqui
Algo sobre Nelly Mazloum, clicar aqui.

0 comentários: