sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Neil Diamond

Fonte da imagem: http://www.extratv.com/
Desde 24 de Janeiro de 1941 o mundo guarda o tesouro vocal de Esther. Seu timbre possante, profundo e paterno mantém uma multidão fiél de fãs desde os anos sessenta. Longe de ser um cantor de vovôs, uma parcela redentoda da juventude abre mão de apelações pubianas e se rende livremente ao romantismo eclético de Diamond, com novos fãs todos os dias.

Eu não estou falando de pouca cousa. Neil Leslie Diamond foi colega de colégio e de coral escolar de Barbra Streissand. Estão entendendo, ó, neófitos, o grau deste mago vocal?  Seu primeiro sucesso foi "Dunday and me", em Novembro de 1965, com o inverno batendo à porta e convidando para apreciar a música, em vez de simplesmente cuertir e dançar, bicho, valeu? Daí em diante ele tem segurado o bastão de elite do pop mundial.

Dois casamentos que resultaram em quatro filhos, Marjorier e Elys com sua professora Jaye Posner, depois Micha e Joshua com Márcia Munphay. Actualmente é casado, vejam como é esperto, com sua agente Katie McNeil. Não, com ela ainda não teve filhos. Houve encrenca nas separações, sim, como geralmente há, mas não renderam pano para manga, para o desespero dos tablóides.

Nascido no Brooklyn, descendente de russos e poloneses, quase um estereótipo do judeu típico na época, filho de Akeeba Diamond e Rose, cuida com carinho de sua privacidade, fazendo questão de dispensar a divulgação fácil dos factóides de revistinhas de fofoca. Por descendência e talento, é chamado de Elvis judeu; o alicerce judaico nunca abandona quem se edificou nele.

Uma guitarra, dada de presente pelo aniversário de dezesseis anos, foi o que o empurrou para a carreira musical. Embora se considere um roqueiro, e dos bons, sua especialidade são as baladas românticas, que chegam às raias do extase espiritual, como "Lonely looking sky", tema de Fernão Capelo Gaivota.

Teve um problema com Drogas, em 1976. A polícia encontrou uma pequena quantidade de marijuana  em sua casa, e ele passou por seuis meses em um programa de reabilitação. Mas o susto de verdade veio em 1979, quando ficou três meses em uma cadeira de rodas, após a extração de um tumor. Meus amigos judeus dirão agora "Graçar a Jeovah, ele compreendeu os avisos". É, pode ser.

É tido por muitos como conservador, se é que isso pode ser dito de um roqueiro que tem os Beatles e Elvis como parâmetro. Como Diamond não é refrigerante, para ficar bem com um rótulo, simplesmente o considero um romântido inveterado e incurável, o que se vê facilmente em uma de suas frases mais célebres: É muito difícil para mim dizer "Eu te amo", mas cantar "Eu te amo", para mim é muito fácil. O que isso significa? Que ele é tímido. Aqueles 1,8m de homem maduro e bem sucedido é um rapaz tímido. Decerto que um profissional seguro de si, mas uma pessoa mais acanhada e pacata do que suas performances no palco sugerem.

Sua agenda, como há décadas, está cheia. A esposa, sendo ua agente, compreende. Até Dezembro não há mais vagas para mais shows na turnê, ele já fez o que pôde para encaixar Los Angeles em apresentações intercaladas, com duas seguidas, dias 23 e 25 desde mês. Como todo tímido que se preze, ele é bom de serviço e gosta de trabalhar. Seus esforços e sua relevância profissional são reconhecidos, ele tem uma estrela na calçada da fama, em Hollywood.

O que realmente diferencia o filho de  Akeeba e Rose, é ter se mantido fiél ao seu estilo, que encontrou desde os mais tenros momentos da profissão. Suas composições não são feitas apenas para rimar, para protestar contra tudo isso que aí está, ou para virar chiclete e vender milhões de discos, desaparecendo logo em seguida. Elas têm conteúdo, consistência, mas é preciso um mínimo de maturidade para apreciar suas canções como se deve, embora qualquer um possa se maravilhar com elas.

Santo? Não, ele não é. É um devedor como todos nós, mas se todos decidissem pagar resignadamente suas dívidas, como ele... O álbum mais recente é Hot August Night 40th aniversary edition, aqui e aqui, claramente vintage, com coletâneas do que ele fez de melhor ao longo de sua longa carreira. Ele sabe explorar muito bem seu prestígio, seu website oficial tem uma loja bem sortida. com preços de US$ 4,00 a US$ 40,00. Não tem gente que paga dez vezes mais por uma camiseta de um grupo de roquinho descartável? Então...


Letras de Diamond, clique aqui.
Biographia no IMDb, clique aqui.
Facebook em português, clique aqui.
Website oficial de Diamond, clique aqui.
Website com agenda de Diamond, clique aqui.
Website brasileiro sobre Diamond, clique aqui.
A home page dita como original de Diamond, clique aqui.

0 comentários: