sábado, 14 de janeiro de 2012

A leoa criou asas


Nasceu uma leoa em capricórnio. De 19 de Janeiro de 1942 a 7 de junho de 1989, Nara Lofego Leão Diegues esteve aqui, descendo em Vitória e subindo para Nosso Lar, sobre o Rio de Janeiro.

A bossa nova, filha do encontro furtivo do blues com o samba-canção, puxando bem ao irmão mais velho daquele, o jazz. Nasceu no apartamento onde Nara cresceu. Foi musa de sua afilhada. A moça ousava sem perceber, sem querer ousar, sendo ela mesma.

Moça de beleza singela, sem exuberância de estrela, estrelava quando cantava. Estrelava e ninguém via, no trato das crianças, participando e corrigindo suas lambanças.

Suas crianças, aliás, fizeram seu coração balançar e questionar sua carreira. Queria ser presente. A psicóloga sabia dos problemas causados por pais ausentes, já naquela época. O coração de Nara era saudável, pleno, emotivo, pulsava demais para se achar no direito de se colocar como prioridade.

Várias vezes tentou reduzir sua participação na vida artística, dedicar-se à família. Escolha própria, por mais que isso escandalizasse as alas mais radicais do movimento feminista da época, e também de hoje. Amava cantar, mas amava muito mais sua família. Mudou seu modo de fazer shows, atenuou como pôde o desgaste que os espetáculos impõe. Para a alegria do público, não conseguiu parar de cantar.

Por dez anos a moça travou a luta inglória que ainda hoje vitima. Seu cérebro decidiu morrer, sem se importar com o restante do corpo. Um câncer em área profunda, impossível de operar, na época, fez sua mente penar, presa a um corpo dolorido e angustiado.

A menina frágil, que enfrentou em canção a repressão, da qual muitos baluartes ainda são eleitos em nossos dias, enfrentou por dez anos, impotente e desenganada, o tumor profundo que lhe minada as energias. Sua beleza triste e seu olhar bucólico foram encerrados aos quarenta e sete anos.

My Foolish Heart, com alguns clássicos americanos, daquela que ajudou a parir uma das identidades da música brasileira, foi o último disco. Ouça clicando aqui.


Website de Nara Leão, ver aqui.

0 comentários: