sábado, 28 de janeiro de 2012

Barry e sua orquestra feliz


Barrence Eugene Carter foi um sujeito que aprendeu cedo e no primeiro erro. Nascido em um gueto negro de Los Angeles, despejava seu vozeirão baixo em um coral de igreja, mas sua inconseqüência rendeu-lhe uma hospedagem grátis no xilindró, por roubar pneus. Tomou a decisão certa, mudou de amigos para poder mudar de vida. Foi nele, Berry White, que os dementes de 'South Park' se inspiraram para criar o personagem 'Chef'.

O mundo artístico inteiro agradece, porque ele praticamente inventou a disco music, que se somou ao soul e ao (verdadeiro) funk. Encontrou-se na balada romântica, tornando-se um refúgio para as pessoas que viam o mundo ficar cada vez mais conturbado e menos agradável de se viver. de 12 de Setembro de 1944 a 4 de Julho de 2003, ele cumpriu com maestria o seu papel cifrado.

Formou em 1972 o trio Unlimited Orchestra, de coral feminino. E quem me lâ já há algum tempo sabe o quanto adoro vocais femininos. O que foi? Quem lhes disse que meus textos aqui têm que ser imparciais? Não sou jornalista! Bem, logo em seguida criou e regeu a Love Unlimited Orchestra para acompannhá-las, e o sucesso foi retumbante, dando partida na disco music em 1974. A tônica era a do repertório colorido e romântico.

Apesar do sucesso do conjunto, manteve sua carreira solo em paralelo, sempre revitalizada com suas aparições, inclusive em participações na série Ally McBeal. Algo como se os fãs respeitassem seus resguardos para voltar a lotar seus shows. Grande sujeito, esse Barry, simpático, simples, versátil como poucos, e com um bom gosto para mulheres de dar inveja.

Esteve no Brasil no início dos anos 1980 (quando o mundo artístico tentou segurar a peteca de um mundo cada vez mais entristecido e pessimista) no Rio de Janeiro, onde lançou a antológica 'Rio', sucesso até hoje em todas as rádios não temáticas que valem à pena ouvir.

Fez parceria com a cantora Lisa Stanfield em meados dos tristes anos noventa, gravando 'All Around The World'. Quando virou desenho animado, aproveitou para escrever a autobiographia. Ganhou em 2000 o Grammy Award e o Rhythm & Blues, prêmio dedicado aos cantores do Blues e Jazz, não obrigatoriamente negros.

Infelizmente a alegria durou pouco. Berry se foi cedo, com cinqüenta e oito anos, à espera de um transplante, em decorrência de falência renal. A hipertensão não perdoou a demora em conseguir um doador.



Website de Berry White, clique aqui.
Discographia da Love Unlimited Orchestra, clique aqui.

0 comentários: