segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vamos dar uma chance: Vazquez Sounds


Tem gente que só usa rede social para suprir seu imenso e enrustido complexo de inferioridade. Tem gente que só usa rede social para suprir sua imensa carência afetiva. Tem gente que usa rede social para não ficar de fora de redes sociais. Tem gente que usa redes sociais para ver se faz algo que valha à pena fazer.

Samuel Barroso, um de meus contactos no Facebook, apresentou-nos um trio infantil que demonstra talento, o Vazquez Sound (perfís aqui e aqui) é formado por três pequenos irmãos mexicanos: Angie (vocal), Gustavo (bateria) e Abelardo (Guitarra e teclado). O vídeo que vi foi um cover de Rolling in the deep, de Adele. Ao contrário do que costuma acontecer, a menina conseguiu mostrar sua própria identidade na interpretação e fez juz à música, cantando com toda a emoção que se pode esperar de quem ainda não teve tempo para ter desilusões amorosas.

O trio Já foi assunto de vários jornais nos Estados Unidos e na Espanha, justo por conseguir interpretar a obra da diva sem perder-se nela. Os fãs mexicanos já se assanham, alguns afirmam "é por isso que tenho orgulho de ser mexicano". Não me recordo de algum músico brasileiro, das novas safras, ter conseguido isso aqui dentro. Para verem muitos vídeos a respeito, vejam aqui.

Agora o titio Nanis ranheta vai falar sério. O talento dos três é patente, vê-se que se encontraram em suas funções e tudo parece muito bem arranjado. Só espero que os pais e (principalmente) o empresário não dêem com os burros n'água, quando vislumbrarem o real potencial artístico das crianças. Vejam bem, são crianças. Ainda são crianças. Embora eu aprove que crianças maiores façam serviços leves e com curtas jornadas, por uma remuneração compatível com a hora-serviço, sempre me preocupa a falta de tato que os pais têm demonstrado nos últimos trinta anos, não sabendo dosar deveres e prazeres. A chance de eles quererem compensar uma exploração desenfreada com mimos é grande, as chances de isto estragar o caráter do trio é muito maior.

Que os próprios fãs, maioria de adultos, façam valer a admiração pelo trabalho das pequenas estrelas e se mantenham vigilantes. Todos sabem dos problemas que Britney Spears enfrenta até hoje, não sabem? Pois bem, ninguém está imune às conseqüências de abusos laborias durante a infância. Especialmente porque há há paranóicos formulando teorias conspiratórias a respeito, e gente besta tentando reduzí-los a um mero fenômeno midiático.

De resto, são crianças lindas, que fazem seu trabalho direitinho, têm muito tempo para melhorar e hoje já são muito boas. São de uma família musical e têm muita base para se apoiarem, não precisam procurar os caminhos fáceis em que tantas crianças-prodígio se perderam.

Sobre as antas a criticarem o facto de terem 'alçado fama mundial com música alheia', vamos nos lembrar da quantidade de bons artistas que começaram cantando obras notórias, para depois, já firmados, cantarem suas próprias músicas. Também lembremos que até hoje as orquestras vivem às custas de Beethoven, Bach e Mozart. E o que seria do theatro de hoje sem Shakespeare?

Website do trio, clicar aqui.

0 comentários: