quarta-feira, 20 de julho de 2011

Manda-Chuva! Hooooo!!!

Como?! Esculhambaram minha série no filme??!

Saiu o trailer do filme do Manda-Chuva... Que desastre!
Alguém deve ter exagerado na tequila e inventou de colocar um super vilão na trama, uma grua virtual maluca e exorcizou o espírito do desenho.

A série original se esmerava em dar glamour e conteúdo ao cotidiano. Os vilões eram criminosos comuns, que ficavam a cargo da polícia, na pessoa do guarda Belo. As situações eram todas resolvidas no âmbito dos cinco gatos e seu policial preferido.

Bem, as cousas mudaram. A simplicidade deu lugar ao supérfulo e as tramas interessantes do cotidiano a um roteiro presunçoso. Tudo começa na abertura, em que abusam da grua virtual, como se quisessem mostrar que sabem desenhar e animar o desenho, às custas de deixar o protagonista em segundo plano.
O mote do filme é um bandidão que domina a cidade com um exército de robôs, que executam furtos e roubos a mando de seu criador...


Me pergunto o que virá, se essa porcaria fizer sucesso. Pensem bem: Manda-Chuva descobre que é descendente directo de antigos gatos cósmicos, então passa a procurar toda a verdade a seu respeito. Então, com a grua virtual girando desnecessáriamente ao seu redor, senão os estúdios não descobrem que o pessoal sabe desenhar, ele vê um antigo desenho animado em uma chamada da tevê a cabo. Tem um estalo, flashes de vidas passadas vêm à tona, ele ergue sua bengala e o céu se escurece; Chu-Chu, Bacana, Espeto, Gênio, Batatinha e Belo páram o que faziam, fazem poses ridículas e tudo começa. O líder do bando grita "Manda! Manda! Manda-Chuva! Hooooooooooooooo!!!" e suas identidades se revelam! Manda-Chuva se transforma em Lion-O, Chu-Chu em Cheetara, Bacana em Tygra, Espeto em Panthro, Gênio em Snarf, Batatinha Desdobra-se em Wilykit e Wilykat, e Belo em Jaga... Juntos, combaterão o mal no terceiro mundo em que os Estados Unidos se tornarão, se democratas e republicanos não deixarem Obama governar.

Agora vejam como não precisa viajar na maionese para mostrar que se tem talento, inclusive para desenhar. Eis a abertura da temporada única original:


Agora pergunto, é tão difícil imaginar o Batatinha se metendo em encrenca, por causa de uma rede social virtual? Seria pedir demais que traficantes (se não drogas, de jóias ou outra muamba qualquer) tentassem usá-lo como mula, atraindo a ira do guarda Belo? Seria tão menos emocionante assim o Manda-Chuva ter que livrar sua turma de problemas com a internet, em vez de enfrentar robôs-ladrões indestrutíveis? A série ainda hoje faz sucesso justo por abrilhantar o cotidiano, que hoje precisa disso mais do que a era de ouro em que ela foi criada.

Mas não! Imagina! O público tem que engolir uma grua virtual biruta e acreditar que sem emoções extremas, sua vida não vale nada. Tem que acreditar que só com perigo de morte se pode ter diversão, como se pseudo-artistas medíocres e bons de marketing já não o fizessem.

Dêem-me licença, que essa picaretagem reacendeu a chama do meu saudosismo. Vou ver o original no youtube.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Que foi que fizeram com Manda-cchuva????
Alguém interdite essa gente!

"Chegou, o Manda-chuva o tal
È o chefe o maioral, malandro como ninguém!"

Nanael Soubaim disse...

Alguém chame e guarda Belo!