domingo, 10 de julho de 2011

Eu recomendo Superfly

O sonho americano está vivo no Japão.

Superfly (aqui e aqui) é uma das muitas pérolas que conheci pelo J-Station. O grupo japonês tem como vocalista a sobrenatural Shiho Ochi. Uma cantora jovem e bonita, com talento e maturidade musical já quase extintos. O grupo não é novato, está há pelo menos quatro anos com um website regularmente actualizado, já tem chão para contar história.

Shiho dá ao grupo uma versatilidade imensa, e as composições de Koichi Tabo (ex-guitarrista do grupo) dão uma qualidade musical difícil de se conseguir hoje em dia. Em plena era de downloads e piararia, o álbum anterior "Box Emotions" vendeu mais de quinhentas mil cópias, o actual "Mind Travel" não pretende ficar para trás. Até agora vendeu duzentos e cinqüenta mil discos... E foi lançado no último dia dezesseis.

A voz de Shiho é uma combinação rara de doçura e potência, com a qual o grupo vai do rock mais pesado até as melodias mais doces e emocionantes. Ouvindo-a, lembrei imediatamente de karen Carpenter. Aliás, as semelhanças de estilo são grandes, muito bem aplicadas e exploradas pelos integrantes. Em certas músicas há um psicodelismo bem dosado, o bastante para os marmanjos ocidentais matarem saudades de quando boas vendas eram sinônimo de talento musical, não só de marcketing e apelação.

Para quem tem saudades da riqueza experimentalista musical dos anos sessenta e setenta, eu recomendo Superfly. Aqui o website do grupo, divirtam-se.


"Ah", do Superfly.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Amo essas pérolas musicais!!!

Nanael Soubaim disse...

Farei uma série "Eu recomendo", há várias na fila.