quarta-feira, 27 de julho de 2011

De volta pra casa - III

Entonces, voltar pra casa é um tema bem recorrente na música, como vimos, algumas das quais tem uma boa dose de cinismo - como "Casa", citada no post anterior. Mas não é só voltar pro amor de sua vida que nossos compositores falam.

Voltar pra sua terra e/ou pra casa da mamãe também volta e meia aparecem, como em "O Portão", agora usada naquela propaganda em que uma certa empresa de tevê por assinatura é tão incrivelmente maravilhosa que nem a Giselle Bündchen apaixonada e dona de casa impecável tem condições de superar (sim, porque o gordinho preguiçoso que só sabe apertar os botões do controle remoto só volta por causa dos trezentos zilhões de canais da dita-cuja-empresa e não por causa da esposa linda e perfeita).

A saudade da terrinha aparece mais comumente em canções sertanejas, desde "Adeus, paulistinha" a "Fogão de lenha", passando pela sempre lembrada "Asa Branca".

Também tem aqueles que voltam para uma casa vazia, sem o amor da vida deles, como em "De mais Ninguém" e "Volta", além, é claro, de "Volta pra mim", que eu citei no primeiro post da série. Ainda do Roupa Nova, temos "Vício", "A força do amor" e, falando de regresso, "A viagem", tema da novela homônima.

Agora, nenhuma música consegue retratar a volta a um lugar vazio e a saudade do amor como a que colocarei abaixo, e encerro com ela a parte das músicas em português sobre o tema.

As Rosas não falam (Cartola)

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Eu tenho Paúra daquela propaganda da net! Sempre imagino um Ricardão aproveitando o vício televisivo do panaca.

P.S: Dê um teco no meu blog, há um textinho à toa com ambiente jurídico.

Adriane Schroeder disse...

opa, vou dar uma olhada!
E eu acho essa propaganda desprezível..!