sábado, 21 de maio de 2011

Músicas para uma pausa

Sem muita idéia do que escreveria, fui surpreendido em conhecer uma banda nova, chamada A Banda Mais Bonita da Cidade. Vi o primeiro vídeo no Estúrdio Blog's New.

O trabalho da banda curitibana é simples, mas aquela simplicidade que, quem conhece do assunto, sabe que custou muito suor para ser conseguida. O capricho e a calma das melodias as torna próprias para dias de chuva, ou para lembrar da pessoa que foi embora, de vez ou não.

São canções para uma pausa, como muito se fazia nos anos setenta, quando as pessoas começaram a ver a loucura do consumismo em que se enfiaram e a crise do petróleo obrigou todos a sentar e pensar mais na vida. Infelizmente nem todos levaram a lição à sério.


O que temo é que formações assim costumam durar bem pouco, e hoje já não se dá mais a devida importância a um serviço simples e bem acabado. Felizmente eles têm apresentações agendadas, estão começando de baixo e de forma independente, sem um selo a cobrar-lhes sucesso estrondoso em pouco tempo. Ser independente é uma faca de dois gumes, os integrantes podem se sentir à vontade para sair da formação, mas também podem se sentir naturalmente à vontade na formação.

Sem apelações, na verdade até descuidando um pouco da estética pessoal, eles agem como um grupo teatral universitário, que busca mais tocar em quem está propício do que arrebanhar multidões de fãs histéricas. A juventude do grupo pode agir em prol de sua coesão, são garotos na flor da idade com tempo de sobra para apararem suas arestas e garantir a continuação.



Não sei dizer, pela novidade que ainda são, o que os fãs gostam tanto neles. De minha parte gosto do cheiro de terra molhada que suas canções exalam, às vezes misturado com cheiro de cobertor quente. O ambiente pode ser o quarto escuro, coma a avó fechando a porta e tu esperando o sono agir, se é que já não o fez.

Também traz lembranças de natais passados, tristes por terem sito tão mais alegres do que os de hoje, de aniversários que ainda tinham importância e passeios de domingo. E viagens... Viagens de ônibus com a paisagem ficando para trás, sem brinquedo electrônico, sem celular, sem internet sem fio, sem sequer um video-game de bolso. Só a paisagem indo embora, para a qual eu é que ia embora.

O melhor modo de se aproveitar as canções deles é sentar-se em uma cadeira de balanço e deixar a música trabalhar, embalar os balanços enquanto o dia passa. Tudo passa.

Depois de uma semana de muita estafa, é bom ouvir algo assim. Embora muitos prefiram ouvir um rock pesado, para desabafar, é uma música mais calma que ajuda a regenerar uma pessoa cansada. A massa cinzenta precisa de um calibre equilibrado pra reajustar suas funções. Ele precisa de uma pausa.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Eles são maravilhosos!!!

Nanael Soubaim disse...

Valem por um analgesico.