sábado, 16 de abril de 2011

Música russa hoje


As russas cantam e encantam
 Também pensei que não conseguiria publicar hoje. Muita pesquisa e muitos fragmentos da vida pessoal atrapalhando depois, fiz um resumo sobre a música russa actual.
Pois é, ela existe. Vai muito além da balalaika eléctrica e de T.A.T.U.


Mas a Rússia ainda está muitíssimo ligada à música tradicional. Victoria Pichurova e Tanya Matveeva são cantoras folclóricas ainda jovens, que fazem muito sucesso e turnês pelo mundo, especialmente para as comunidades russas pelos quatro cantos, principalmente a de Nova Iorque. Para quem aprecia, o site Barynya (aqui) é especializado em divulgar a música tradicional russa, mas não descuida da velha guarda da música popular, que tem em Lyudmila Zykuna uma de suas pérolas. Se é que algo na União Soviética era realmente popular, a entonação de Lyudmila é muito próxima à ópera. Mas serve para mostrar que mesmo sob repressão política se consegue viver, nós sabemos disso. Um grupo que une a tradição à modernidade é O Monte Fedorino, que canta O Céu dos Eslavos no vídeo de baixa resolução abaixo:
O Monte Fedorino canta O Céu dos eslavos:

Para quem gosta de boa música moderna, o site SRAS (aqui) nos brinda com o que de relevante emerge no cenário musical da Rússia. Destaco alguns:


Dima Bilan. Não, não é Dilma Balan e não é mulher. O rapaz faz o gênero playboy e manda muito bem nas pistas de dança. Canta o bastante para eu me perguntar por que grupos mongos pré-fabricados dos Estados Unidos e Porto Rico fazem tanto sucesso por aqui, enquanto o Velho Mundo tem tantas jóias ainda desconhecidas? Dima não é só um bom cantor, é também um bom gestor de sua carreira, tem vários sites como o oficial (aqui) e o fã-clube (aqui) muito bem estruturados.


Valeria. Moça de voz doce e bom carisma, faz o gênero extravagante nas photographias de divulgação, mas se entrosa bastante com o público. Já é uma mulher feita, o que se reflete claramente nas músicas. Também tem um site (aqui) muito completo e fácil de navegar. O link que ofereço te encaminha para a versão em inglês da página, porque ler o alphabeto cirílico é só para gente capacitada.


Vera Brezhneva. A loura totosinha da pequena lista, com todo o respeito. Canta cousas das paixões, da juventude e encanta com sua voz muito madura, quem ouve pensa ter não menos de quarenta anos. O site (aqui) é só em cirílico, mas vá clicando na barra esquerda superior que é tudo inofensivo.


Serebro. Não, não fiquei analphabeto, o nome é em russo e é assim que se escreve. É um trio de garotas bastante ousadas que canta muito bem. Versáteis e variando o tom de voz com competência, elas vão do romântico à pista de dança sem suar, se atrevendo inclusive a fazer várias versões de estilos de uma mesma música. a letra permanece a mesma, mas todo o restante a transforma completamente. Têm até alguns fãs no Brasil (aqui) e América Hispânica (aqui). Como parece ser regra entre os russos, seu site (aqui) é claro e fácil de se navegar. A ousadia aparece em um clipe onde as três aparecem nuas, mas sem mostrar nada, o link para o vídeo é este aqui. No cabeçalho da página inicial há alguns quadradinhos, passe o cursor sobre eles e as opções aparecem em inglês. Os vídeos contidos no site podem ser baixados gratuitamente.


Para mais, os dois sites de divulgação que encontrei são suficientes para se formar uma massa crítica de conhecedores, e talvez até alguns fã-clubes. Qualidade musical eles oferecem tanto quanto o grande circuito comercial, se diferenciando pelo parente conhecimento mais profundo de música, porque vocês sabem que a maioria dos cantores da moda morreria de fome, não fossem os softwares para corrigir suas taquaras rachadas.

Edição. Sugestão do Talicoiser rebelde Elmo, Regina Spektor, mais vídeos aqui. A moça é mais técnica e sensível do que a média mundial das cantoras:

3 comentários:

Adriane Schroeder disse...

O som da língua russa é muito, muito interessante!!!
Quando estive por lá, encantei-me com a pronúncia de algumas palavras, me pareceu tão sonoro!
Adorei o post, Nanael!

Nanael Soubaim disse...

A senhora está muito chique para o meu gosto. Trate de pormenorizar essa visita neste blog.

Em meu Mundo disse...

Muito bom o texto e as dicas, de fato só conhecia T.A.T.U .