sexta-feira, 4 de março de 2011

Ei, tem um cisco no seu olho!


Oh, como estou preocupada!
 O que é a falta do que fazer, heim! Um político pseudmoralista, com dor de cotovelo por não ser o pai, criticou (ver aqui) Natalie Portman por estar grávida do noivo.

O ex-governador do Arkansas a acusa de se gabar da gravidez fora do casamento e alega que isto poderá gerar uma epidemia de mães solteiras. Onde ele estava nos anos setenta?

Ele sempre usa os termos "é certo", "não é certo" e "está errado" como se fosse o juiz da situação. O maior problema, é que ele também é apresentador de televisão. Não precisa pedir espaço, já tem o seu na mídia e inflama como quer a onda de conservadorismo que assola a humanidade. E se há um extremismo, existe o outro oposto, o dos que querem arreganhar tudo e acabar com toda e qualquer regra, usando exemplos hipócritas como este para legitimar sua sanha extremo-materialista.

Vamos deixar claro uma cousa, eu sou a favor do casamento. Gosto de um lar estruturado e de uma criança recebendo carinho e boa formação moral dos pais. Eu disse "formação moral"? Sim eu disse. Mas isto nada tem a ver com controlar ou castrar o estilo de vida do outro, enxergando um cisco que não existe e ignorando o tronco que há no próprio olho.
Ela tem um relacionamento estável com Benjamin Millepied, é noiva dele. O conheceu no ambiente de trabalho, durante as gravações de Cisne Negro (here), que lhe rendeu o merecido Oscar (here) de melhor actriz.
Não que seja da conta dele nem de mais ninguém, embora ela tenha a boa educação de informar aos fãs, mas o casamento está nos planos do casal. O que o ex-governador fará então? Vai perdoá-la?

Bem, a judia israelense Natalie Hershlag (wikipedia) não está preocupada com o que ele diz, está preocupada com o que o público ouve. É a este que ela deve satisfações até certo ponto, mostrando sua competência e dando bons exemplos. Sua vida é discreta, ela deixa o glamour para quando é necessário e não corre atrás de paparazzi para mostrar a última lipo de que ninguém ficou sabendo. Em um país assolado pela obesidade mórbida, ela mantém sua figura esguia com a simplicidade de ser vegetariana desde criança. Em um mundo que coloca ciência e religião como inimigas, obedecendo o que os papas da idade média mandavam, a seguidora da Torat é psicóloga por Harvard. Sabem o que é Harvard? É um lugar onde ninguém entra empurrado ou por cotas, nem mesmo uma conta bancária basta para entrar lá, mais difícil ainda é sair. É preciso ter muita competência. É preciso estudar muito, se dedicar com disciplina e seriedade à formação que escolheu. A judia grávida do noivo tirou de letra, senhor ex-governador. O ídolo de milhões terminou a faculdade e foi viver às próprias custas, em vez de onerar a família. Se as fãs fizerem um décimo do que ela fez em seus vinte e nove aninhos, logo as riquezas geradas sepultam definitivamente a última crise mundial.

Catapultada em sua carreira, após ter feito a rainha Amidala, em Guerra nas Estrelas (home page aqui) Portman é o mais próximo de Audrey Hepburn que a nova geração tem para oferecer. Ela consegue ser bela e elegante mesmo vestida de cesto de roupa suja, para não chamar atenção nas ruas.
Ela não se envolveu em escândalos, pelo contrário, em sua página pessoal (click here, guy) fala bastante de si sem revelar o que não interessa. Aprendeu bem nos anos em Harvard.

Embora o que se considera cristão possa não admitir, ela tem uma religião. Ela a segue a ponto de não comer e não sentir falta de cadáveres em seu prato, pois considera os animais como seus irmãos na criação. E não foi algo assim que outro judeu, crucificado por Roma e não por Israel, ensinou? Se há alguém de vida pública que tem condições de apaziguar os pólos ciência e religião, é ela. Porque dentro dela isto já existe, sua visão de mundo e do seu próprio mundo é muito clara e bem resolvida. Para se preocupar assim com a vida alheia, o tal apresentador não deve usufruir desta paz de espírito.
Vejam, ele não a chamou, não pediu declarações, nem deixou recado em seu site, simplesmente se aproveitou de seu programa e começou a descer a lenha, com aquela cara de piedade do lobo que lamenta estar comendo uma ovelha tão bonitinha; mas ele come e arrota.

Às mamães de plantão, o Talicoisa Enterprise Corporation pede tranqüilidade, caso tenham petizes fãs de Natalie. Se suas filhas são fãs da moça, se realmente a imitarem em vez de só seguirem dicas de chupar beiços de revistecas inúteis, vocês podem deitar e rolar, elas estão bem encaminhadas. Mande o pastor ir pastar, o orador ajoelhar e orar, o político ir caçar trabalho, a vizinha mal amada ir ter aulas de tango e apreciar o espetáculo. Mais do que uma actriz, estarão se espelhando em uma cidadã exemplar, que não confunde sensualidade, sexualidade e vulgaridade.
O cisco no olho dela era só um reflexo causado pela chama da kabbalah, cultivada de modo íntimo e sem alarde em sua criação familiar, já que tudo o que aquele político enxerga na cruz é o sangue de Jesus... Ele ensinou tanta cousa melhor para se prestar atenção! Desconfio que o que ele tem é mesmo dor de cotovelo, não seria o primeiro a desejar ser o pai dessa criança.

Quem dera toda celebridade fosse como esta moça, que merece ser célebre pelo simples facto de dar bons exemplos, quando poderia ganhar mais dinheiro participando de escândalos, fabricados por meios torpes de comunicação. Não sei se os caros leitores sabem, mas boa parte dos escândalos do meio artístico é pura encenação, um meio de o público não esquecer quem já deveria ter ido para o saco do ostracismo e procurado outro emprego, de preferência não público.

Não, ela não é santa. De certa forma isto é até bom, poque a torna um bom exemplo mais tangível e fácil de as moças seguirem. Estejam vocês certas de que, se um dia a encontrarem, ela dará saltos de felicidade se disserem que se dedicaram aos estudos e à boa cidadania por seus exemplos.

6 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Natalie nem está dormindo, aposto.

Nanael Soubaim disse...

Ele é que não deve estar dormindo direito, preocupado com as próximas eleições. Motivo a mais para caçar inimigos em quem descontar sua frustração.

Adriane Schroeder disse...

ahaha, eu sei, fui irônica.
Deve ser do tipo que adora cercear a moral alheia, mas tem os armários lotados de esqueletos.
Pessoas assim são sepulcros caiados, como bem defiu Jesus.

Nanael Soubaim disse...

Eu sei que foste irônica. foi só uma reflexão a qual não tinha atinado quando fiz o texto.

Adriane Schroeder disse...

:)

Tudo pra os holofotes. Ou seja, né, aindap ior a hipocrisia dele!!!!

Nanael Soubaim disse...

Pois é. Mas adivinhe quem a nossa amada Audrey Beatham vai apioar (e tietar escancaradamente) para o senado, se ele realmente tentar concorrer? Quem tiver a simpatia de Portman, é claro.