quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval e futebol - mórbida semelhança

Aviso: você lerá um post muito mal-humorado!

Vamos apontar algumas semelhanças entre o futebol e o carnaval?

1. Os dois foram trazidos de fora para o Brasil, mas se incrustaram de tal forma na cultura nacional que parecem ter nascido por aqui, incorporando elementos "da cultura nacional". Aliás, esse é um termo que, num país como o nosso, me parece um bocado estranho.

2. Sempre tem gente falando mal dos estrangeirismos, como o ralouim, e exaltam as coisas típicas da cultura nacional. E sempre tem um que cita o futebol e o carnaval no meio, porque incoerência define essas declarações.

3. Torcidas. Inclusive torcidas organizadas do mesmo time/escola que chegam a brigar entre si pra provar quem torce melhor.

4. Campeonato que se guia por critérios muitas vezes obscuros.

5. Título sob suspeita.


6. Título que não está sob suspeita, mas que os adversários põem sob suspeita mesmo assim.

7. Torcidas se provocando e chamando as perdedoras de choronas quando estas colocam o título sob suspeita - com ou sem razão.

9. Mulheres semi-nuas.

10. Gente que transita entre os dois mundos e que acaba se tornando quase onipresente. Sim, Ronaldinho Gaúcho, essa é com você.


Legenda ronaldinhogaúcha da foto:

Eu amo a ______________________ [insira qui o nome da escola de samba do momento], meu sonho sempre foi desfilar aqui, com essa torcida maravilhosa, esse calor, essa alegria!

Discurso útil também no futebol, quando basta substituir o "desfilar" por "jogar" e o "a" por "o", se for o caso. Se for a Udinese ou a Lusa, por exemplo, nem precisa.


Eu avisei que havia semelhanças entre futebol e carnaval...!

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

11. Comentarista chato de uma emissora torta que se considera a única existente no Brasil.

Adriane Schroeder disse...

Perfeito, Nanael! Eu nem tinha pensado nisso... ahahh!