quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Restô Dontê Requentê

Faz alguns dias que nosso querido Nanael me cobrou uma análise sarcástica da atual novela das nove-e-tanto, Insensato Coração.

Ocorre que, depois do absurdo insosso que foi a risível Passione, fiquei um pouco amortecida, sem saber direito como começar a criticar sua não menos insípida substituta.

O próprio Nanael já desancou as novelas de um modo geral, Luna já disse com todas as letras que não as assiste mais, eu já falei das mocinhas, dos lugares comuns e etecétera.

Agora está reprisando a novela O Clone, uma trama improvável ambientada no início dos anos oitenta em que um cientista clonava um ser humano quando nem reprodução assistida tinha no Brasil e que falava da ovelha Dolly, uma década à frente da ambientação novelística. E, com péssimas interpretações de Vera Fisher e outros canastrões, ainda me parece muito melhor do que suas sucessoras.

O que está ocorrendo é o desgaste de certas fórmulas, um sabor de requentado, um dejavú constante. E parece que até mesmo os atores repetem o mesmo papel que fizeram.

Mais ou menos um eu-sei-o-que-vocês-fizeram-na-novela-passada, que aqui apelidei de "requentê sivuplê", que parece ser a essência de Insensato Coração.

Vamos aos exemplos:

1. Jovem sofre acidente e fica com sequelas que o colocam na cadeira de rodas. Na novela anterior a Passione, a não menos insuportável Viver a Vida, tinha uma personagem com essa exata descrição.

2. Irmãos que são opostos: um é sério, batalhador, o outro é festeiro, irresponsável. Também em Viver a Vida.

3. Homem que anda pra cima e pra baixo com a amante mais jovem e a filha dele acoberta as safadezas . Vi isso ocorrer direto desde Quatro por Quatro, uma das primeiras com o tema.

4. Mulher que tem tudo roubado pelo homem que ama e descobre que ele não passava de um grandissíssimo canalha. A mais recente foi Duas Caras.

5. A alpinista social boa gente, gostosa, piranhazinha de bom coração, desastrada, muito querida. Temos diversas na categoria; a mais recente, por incrível que pareça - ou não - foi vivida pela mesma atriz, Débora Secco.

E não fui só eu que notei essas semelhanças.

Mas acho que todo mundo tem sua dose de saturação de comida requentada. Pelo que fiquei sabendo, a novela será encurtada. Eles juram que é por causa do roquenrio, mas minha teoria é outra. Pelo visto, o "Restô Dontê Requentê" não está agradando.

Mas acho que Fio há de gostar das imagens abaixo. E não apenas ele.



Débora:
bonitinha, mas repetitiva.
Esquerda: Darlene (Celebridade)
Direita: Insensato Coração (Natalie Lamour)







Minha crítica, aliás, também tem um sabor de restos de ontem requentados ( o famoso restô dontê requentê). Mas as novelas em geral e esta especificamente também nem colaboram!

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

A Globo inteira está requentada. Não me admira a Ana Paula Arósio ter buscado por cardápios mais frescos.

Adriane Schroeder disse...

Pois é.
E requentar novelas interias também estará na ordem do dia da Platinada.

Nanael Soubaim disse...

Se a Globo fosse um restaurante, já teria sido interditada.