quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quarta gugleada

É conhecido de muitos que os dias da semana, em português, atende ao princípio católico, que queria estabelecer que todo dia fosse dia santo (feria diem, expressão que originou a palavra feriado).
Assim, domingo seria o primeiro dia santo, a prima feria diem, ou a primeira feira. Aí puseram domingo em atenção à expressão Dommenica diem, dia do Senhor, em lembrança à ressurreição de Cristo.
Neste sentido, quarta-feira é o quarto dia santo, quarta feria diem. Tudo isso para dizer que quarta será o tema da minha pesquisa gugólica de hoje, naquela linha: primeira(s) palavra(s) do auto preenchimento e associações a elas.
1) A primeira coisa que aparece é "quarta dimensão", seja lá o que isso significar. O dia da semana vem em segundo lugar. Humilhante.
2) Dimensão remete a "empresarial", com nenhum termo referente a esoterismo, filmes 3d ou equivalente, o que me pareceu realmente promissor.
3) Empresarial aponta para um empreendimento imobiliário aqui na região e, como não quero fazer propaganda a não ser que me paguem por isso, vou para as pesquisas relacionadas. A primeira é "direito empresarial", então vejamos o que direito nos reserva.
4) "Direito administrativo" vem no topo, com outras especialidades dessa área do conhecimento na lista. É uma área fasciante, no nível teórico, mas, como quase tudo na vida, a prática passa quilômetros da teoria.
5) Indo para "administrativo", ele nos leva a "financeiro", o que é aparentemente óbvio, já que muitos esquecem do financeiro na hora de administrar.
6) Já financeiro tem uma remissão um tanto infantil, na minha opinião, pois aparece numa frase estilo elementar: "financeiro de uma empresa".
7) Empresa, aqui, vai retinho para as de transporte coletivo municipal, intermunicipal e estadual da região e, de novo, esbarro na muralha da propaganda. Lá eu tenho que ir para a palavra "ônibus", vamos lá?
8) Lá fiquei em maus lençóis de novo, pois ônibus vai para 174, o daquele enorme desastre que resultou na morte de uma professora. Nunca, em minha opinião, uma história resumiu tão bem a omissão do Estado, o despreparo dos agentes policiais, o vórtice da miséria e da violência e a ideia determinista (é assim, assim tem que ser, assim sempre será) que paira nas periferias da vida do que essa. Falo com a certeza de quem veio de periferia paupérrima.
9) De forma absolutamente inusitada, 174 aponta para tal tragédia em primeiro lugar, mas, para honrar sua tradição de remissões estranhas, o segundo colocado é o Código Tributário Nacional, no artigo referente à compensação de crétitos tributários, um assunto complexo mas muito importante do ponto de vista empresarial e do direito tributário.
10) Assim, só me restou compensação, que remete primeir a si mesa e em seguida a várias relativas ao direito trabalhista e tributário. Espero mesmo que isso signifique que as pessoas estão realmente querendo aprender sobre essas áreas do direito e empliar seu conhecimento sobre seus direitos e obrigações nesses assuntos, em especial sobre o segundo.
Afinal, o Estado (com ou sem a ajuda da igreja-poderosa-da-vez) já se mete demais na nossa vida, mudando até os nomes que damos aos dias (e não é de hoje: os césares fizeram isso aos montes com o calendário).

Uma pequena homenagem ao dia e aos calendários de bichinhos que tanto me encantaram.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Tem um monte desses bichinhos trabalhando na prefeitura, mas infelizmente todos eles sobrevivem ao primeiro ano de admissão, quase nenhum aparece na sexta feria dien. Tua cultura luterana está escancarada aqui, o texto ficou pequeno para tanto conteúdo.

Adriane Schroeder disse...

Puxa, obrigada!
:)
Mas não compares esses molengas às tartatugas, elas são bólidos diante deles.