terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cousas boas que a tevê não mostra - 02

Uêba! A tosqueira vai começar!!!
Novamente o pessoal do Alcatéia.com bate a bola e titio Nanis vem contar para vocês, para a alegria de Fräu Adriane.

Para quem não se lembra, Super Amigos é um desenho criado em 1973, unindo super heróis que estavam já meio decadentes, mas ainda tinham muito potencial e carisma, prontinhos para serem reavivados e dar uns trocados para a Hanna-Barbera. O original, uma série toscamente animada, com cenários tremendamente simples e repetitivos e enredo pra lá de manjado, alcançou mais sucesso do que o público esperava, talvez mais do que os próprios investidores esperavam, e continuou sendo passado e reprisado até início dos anos noventa, no Brasil. Venderam muitos, mas muitos bonequinhos de plástico ordinário e cheio de rebarbas, que hoje valem uma nota no mercado de brinquedos "clássicos".

Se antes o desenho era pensado para vender brinquedos, hoje os brinquedos são pensados para virarem desenho. A Fisher-Price, encomendou à Warner novos episódios de Superfriends, que ficou igual à linha "Superfriends" de brinquedo que lançou. A animação melhorou muito, os cenários melhoraram muito, a ação melhorou muito, as piadas fracas melhoraram incrivelmente acima do que qualquer um poderia esperar, tudo isso sem assassinar a essência da idéia original, ao contrário do que a maioria costuma fazer. O primeio episódio é "The Joker's Playhouse. Sim, está em inglês, mas um dos grandes méritos desta série era poder dispensar o áudio, pois o desenrolar da trama contava a estória sozinho, como neste vídeo aqui. E aqui um episódio original em inglês, vejam como era adoravelmente tosco, aqui.

Para quem não nasceu a tempo e perdeu, eis aqui a abertura brasileira e a seguir a americana de 1973:



O episódio dublado "A Vingança de Mxyzptlk (leia-se "mitisplic"):


Agradeçam ao titio Renato, ao titio Rick, à titia Eddie e á titia Patrícia, que se dependesse de mim isto aqui não sairia nunca, em matéria de show business eu sou a negação personificada.

4 comentários:

Adriane Schroeder disse...

às vezes o Silvio Santos deixa aparecer alguns episódios dos Superamigos, mas faz algum tempinho que não tenho a oportunidade de ver.
Liga da Justiça tinha uns episódios legais, mas nada tão deliciosamente tosco.
Obrigada pela homenagem!!!!

Nanael Soubaim disse...

Me peguei a pensar... Seria interessante direcionar o Talicoisa mais para a cultura pop e de mídia, tem mais a ver com o blog. Comentários de novelas, seriados e tosqueuiras televisivas, por exemplo, seria sopa para ti.

Adriane Schroeder disse...

Pode ser uma!
E você pode comentar charges, quadrinhos, ícones...

Nanael Soubaim disse...

Perfeito. Decerto que há outros assuntos a tratar, mas dar uma identidade ajuda o deslanchar das idéias.