quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pobres magos

Diz o Evangelho de Mateus que três sábios vindos do Oriente vieram visitar Jesus Cristo após seu nascimento.
Da palavra magoi, que significa, entre outras coisas, sábio/ilustrado/conhecedor foi feita a tradução para mago. Naquela época quem tinha o domínio do conhecimento (tratava-se um conhecimento amplo, que ia da música à filosofia, passando pela astronomia e literatura) era mesmo assemelhado a um mágico.
A tradição atribuiu às figuras citadas nomes, cores e também o título de reis. Havendo naquela época reinos pra todo canto, não chego a duvidar que possuíssem algum título desta natureza. Por terem eles levado presentes a Jesus, sobre eles também recai a culpa de terem inventado a tradição da troca de presentes.
Minha imaginação pérfida me faz cogitar sobre como seria o diálogo dos magos ponderando sobre o efeito de seus atos. Imagino-os no paraíso, contemplando nossa vidinha.
- É amanhã.
- Nem me fale. Eu tremo de olhar.
- Você já viu como está aquele shopping em Manhattan?
- Dá até medo. Foi mais fácil vir de camelo por desertos e montanhas, desviando-nos de salteadores e soldados gananciosos, fora os animais selvagens, do que chegar de um corredor a outro desse lugar maluco.
- Pois é! Depois aqueles brasileiros dizem que só eles deixam as coisas para a última hora... Rá!
- Só você mesmo pra me fazer rir numa hora dessas. E a coisa vai além... olha ali, em Tóquio... tudo enfeitado e as lojas repletas.
- Ora, ora, então o cristianismo chegou com força ali!
- Não deboche...! Não é bem o cristianismo, é o comércio, a tal troca de presentes que dizem que fomos nós que começamos.
- Que coisa idiota a se dizer. Nós só levamos símbolos do que Cristo representaria. O maior presente foi ele quem nos deu.
- Isso eu sei! Falamos sobre isso toda vez que citam essa história.
- E se nós não tivéssemos levado os presentes...
- Deixa de ser ingênuo. Se não fosse isso, os humanos teriam criado algum outro motivo para dar impulso ao comércio, eles ficam inventando datas comemorativas a toda hora mesmo.
- É verdade, além do mais, precisávamos levar algo para o menino, estava em nosso coração honrá-lo. Nós fomos até lá para isso, esqueceu?
-É verdade. Mas eu fico muito triste com todo esse corre-corre, essa loucura, essa ganância, mesquinharia e arrogância. Eles disputam até quem faz a decoração mais bonita, quem dá o melhor presente...
- Meus filhos...
-Senhor Jesus!
-Se vocês se sentem assim, imaginem como fico eu...


Legendas para o natal atual:

Olhem, olhem! É lá a megaliquidação!!!

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Pois imagine Ele! Esta época me inspira muita tristeza também por isso.

Adriane Schroeder disse...

Não é?
Bem complicado, isso.