quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Escola da ficção: Especial animais.

O aprendizado que vem da ficção realmente parece não ter fim. Hoje, vou fazer um apanhado de uma das coisas que quase sempre me pegam: filmes sobre bichos, porque eu amo animais, sou doida por eles, e fico com QI emocional de criança de cinco anos de idade diante de bichos e, principalmente, de filhotes.

Sou do tipo que cai no conto do filme-sobre-bichos com uma facilidade impressionante, e mesmo umas lágrimas brotam de vez em quando. É, eu sei, isso não é nada honroso, mas né? É eu ver um animalzinho na minha frente que já faço um "awnnnnnn" incontrolável.

Então, vamos ver o que nos ensinam esses maravilhoso compêndios do comportamento animal e de conhecimento sobre a natureza dos seres.

1. Todo animal de filme é mais inteligente que todos os vilões juntos. E que os mocinhos também.

2. A monogamia e o amor pelos filhotes existe, em todas as espécies. Todo bicho comemora quando sua parceira tem filhotes.

3. Macacos, cães e qualquer outro animal que o filme queria destacar não só são excelentes esportistas como batem qualquer atleta profissional em qualquer jogo. E são aceitos em qualquer time, em qualquer liga, porque as regras nunca proibem um animal de competir junto aos humanos.

4. Os animais compreendem com perfeição tudo que os humanos falam e pensam, e sabem o que é melhor para eles.

5. Cães que se perdem sempre acham o caminho de volta. E isso já aconteceu na vida real (mesmo).

6. Bichos que herdam fortunas são sempre bacanas, amados pelos empregados (menos os bandidos, é claro) e usam a bondade e a justiça na administração dos bens do falecido dono.

7. Ninguém se livra de animais, a não ser os bandidos. Mesmo que esses animais ponham a vida do dono de cabeça para baixo e sejam fontes intermináveis de despesas (isso seria realmente louvável).

8. Qualquer animal é capaz de montar uma armadilha complexa para pegar o bandido.


9. Convidar animais para comer à mesa é a coisa mais normal do mundo.

10. Um papagaio não penas pode falar de verdade: pode ensinar uma criança a falar corretamente. E até mesmo as aves reconhecem qual é o melhor parceiro para um ser humano.

Mesmo assim, eu continuo amando a maior parte desses filmes-de-bicho.

Na vida real, os animais com certeza tem muito mais a nos ensinar. Mas aí já é outra história.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Geralmente, quem menos sabe escolher o melhor parceiro é o ser humano.

Adriane Schroeder disse...

Não é?
Por isso eu amo os bichos, ficcionais ou não.