quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Um dia frio...

Todo ano é a mesma coisa. Reportagens e mais reportagens sobre o frio do sul. Falam que a Europa é aqui, com um indisfarçável sorriso. Ah, que bom, chocolate quente, fondue, vinho, lareira! Que romântico.

Se cai meio floco de neve, então... é coisa pra aparecer em cadeia nacional. Aí os turistas felizes da vida falam do frio gostoso, e mais reportagens nos informam que "o frio aquece as vendas em [insira aqui o nome de uma cidade]".

Pois eu tenho uma novidade para vocês. Quem vive aqui não acha tão divertido assim, A gente tem que levantar cedo e deixar nossos cobertores para se enrolar, feito uma cebola, em camadas sucessivas para sobreviver ao terrível vento lá fora. Só quem vive no sul consegue entender a composição de laranja-vermelho-azul-xadrez-verde-amarelo-listrado-oncinha-etecétera que viram as ruas daqui. Tem gente usando tudo isso ao-mesmo-tempo-agora. E ninguém liga, porque está frio pra caramba. Fora o resfriado e a gripe. Acreditem, não há nada de elegante neles, como nossa querida Luna disse aqui.

Mas, segundo o cancioneiro brasileiro, o inverno é....


...Glacial no Leblon. Para quem nasceu e se criou no sul, como a Calcanhotto, parece que ela esqueceu como é o nosso frio. Ou fez essa para tentar aparecer em novela do "Manéeeeeeeeco".


... Algo que vai chegar como um sonho e perguntar, trazendo um bocado de tristeza. Eu acho que combina, Renato Russo.


...A chuva que vai acabar com o inferno. No nordeste, chama-se de inverno à estação das chuvas, que às vezes realmente castigam, como ocoreu nesse ano. Gonzagão deve ter chorado.


... Algo que, quando chegar, vai trazer o romantismo. Mas eu tenho cá pra mim que é só porque o nome da música é Primavera, tão bem cantada por Tim Maia.


.. Algo que nem aparece numa das mais belas músicas sobre o frio, da qual colhi uma frase para intitular o post. Djavan é fantástico:



"Um dia frio

um bom lugar pra ler um livro

e o pensamento lá em você.

Um dia triste

toda fragilidade incide

e o pensamento lá em você

e tudo me divide"


Assim até dá pra pensar em gostar do frio...



4 comentários:

Nanael Soubaim disse...

O maior romantismo do frio é vê-lo da janela de uma casa confortável, para depois entrar em um carro com aquecimento e ir ao trabalho com ambientes climatizados, daí sair para um lanche em trajes espessos e bem cortados, tomar um chocolate quente e voltar ao trabalho devidamente restaurado, no fim do dia voltar para o conforto de uma casa bem adaptada e equipada, onde uma família com todas as suas necessidades satisfeitas leva sua vida aproveitando a neve, e não sendo morta por ela enquanto dorme ao relento. Para quem pode bancar, o frio é sim um fator de elegância, para a massa da população é um sofrimento só.

Adriane Schroeder disse...

Exatamente.
E nem precisa ser paupérrimo para sofrer com o frio. Nós, o povo, que pegamos ônibus, que levantamos cedo para ir trabalhar, que não temos mordomia, também sofremos um bocado...

Gab disse...

Eu que moro em Porto Alegre não vejo a menos graça no frio.
Eu até gosto, mas não desse frio exagerado e doído. Sim, pq o frio dói muito.
E sem contar que é super ruim não conseguir nem se mexer de tanta roupa. :T
Para os turistas é ótimo, para os moradores não.
Beijo beijo.

Adriane Schroeder disse...

Verdade, Gab!
Eu tinha esquecido desse detalhe. frio dói!
Beijos e apareça sempre!