quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ói, ói o trem...

Estava pensando em fazer um post sobre a história dos trens e ferrovias, de como se inserem em vários acontecimentos (de guerras e mortes a esperanças e reencontros), de como a princípio foram criticados por "rasgar a natureza" para, aos poucos, ser associados ao romantismo (principalmente a partir do crescimento das rodovias e da aviação civil); talvez citar nossa histórica deficiência ferroviária, amparada na visão pseudo-modernista de nossos quase sempre despreparados, arrogantes, gananciosos e corruptos governantes ... mas aí pensei melhor e resolvi fazer uma pequena busca com músicas que os citem.


Fuçando, encontrei uma compilação, que me fez repensar tudo de novo. Então, resolvi colocar por tema e também a data da composição ou gravação. Como sempre, privilegio o cancioneiro nacional, com cinco exemplos.

1. Tema: melancolia/barulho do trem: "O Trenzinho do caipira", tocata das Bachianas Brasileiras nº 2, de 1933. Pode até ser muito clichê, mas é lindo, e a letra de Ferreira Gullar é de uma delicadeza ímpar:

Lá vai o trem com o menino/ Lá vai a vida a rodar/ Lá vai ciranda e destino/ Cidade noite a girar/ Lá vai o trem sem destino/ Pro dia novo encontrar/ correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar/ Cantando pela serra do luar/ Correndo entre as estrelas a voar/ No ar, no ar…

2. Tema: despedida e reencontro: "Encontros e depedidas",1985. Milton Nascimento nos mostra que ir e vir fazem parte do mesmo movimento, e ainda foi tema da novela da Nazaré. Quer melhor?

O trem que chega/
É o mesmo trem da
partida/
A hora do encontro/ É também despedida/ A plataforma dessa estação/ É a vida desse meu lugar/ É a vida desse meu lugar/ É a vida ....

3. Tema: romance. Vocês por acaso acham que eu, brega até a alma, ia deixar Seguindo no Trem Azul de fora? Gravada em 1985, fala do grande amor que vem, sabe-se lá porque, num trem azul:

Te dou meu coração/ Queria dar o mundo/ Luar do meu sertão/ Seguindo no trem azul/ Toda vez que for assoviar/ A cor do trem/ É da cor que alguém fizer/ e você sonhar[...]

4. Tema: despedida da terra natal/ misticismo/ dorgas, mano: O Trem das sete, Gravada em 1974, não é a única composição do Toca-Raul que traz o trem na letra, mas é uma das mais conhecidas, tanto que dá título ao post:

Ói, ói o trem/ Vem surgindo detrás das montanhas azuis/ Olhe o trem/ Ói, ói o trem/ Vem trazendo de longe as cinzas do velho néon/ Ói, já é vem/ Fumegando, apitando e chamando os que sabem do trem/ Ói, é o trem/ Não precisa passagem, nem mesmo bagagem no trem[...]


5. Tema: desculpa esfarrapada/música eterna. O Trem das Onze não poderia ficar de fora, né mesmo? Composta em 1961, nasceu eterna. Muito embora seja um cadinho machista, é divertida e acho que todo mundo sabe cantar. E vai inteirinha! Quaiscalingudum!





















Quais, quais, quais, quais, quais, quais,

Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

E além disso mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar

Sou filho único
Tenho minha casa pra olhar

Bam zam zam zam zam zam
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum

Quaisgudum, tchau!

5 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Mais um trem romântico: http://italiasempre.com/verpor/tornero2.htm

Adriane Schroeder disse...

Sempre é bom, não?
Ainda vou pesquisar trens estrangeiros... :)

Nanael Soubaim disse...

Tem muito trem bão por aí que pouca gente no Brasil conhece, como "Last Train To London"; letra e vídeo: http://letras.terra.com.br/electric-light-orchestra/176189/

Adriane Schroeder disse...

Nanael, estou mesmo pensando em fazer uma continuação, com cinco músicas estrangeiras sobre o trem. Pensei no alemão, inglês, italiano e espanhol. E, de brinde, uma em francês. Que tal?

Nanael Soubaim disse...

Vai fundo.