quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mais coisas que aprendi com a ficção

A ficção é sempre uma grande mestra, né não? Hoje quero fazer uma lista especial, inteiramente dedicada aos vilãos e vilãs, esses pobres incompreendidos sem os quais a ficção em geral não teria a menor graça. Então, vamos entender o comportamento vilânico?


1. Todo/a vilão/ã, inevitavelmente, adora contar seu plano maligno timtim por timtim.


2. Tiro direto é coisa pra vilãozinho/a mequetrefe ou pra alvejar o elenco bonzinho de apoio. Protagonista e seus auxiliares principais tem que ser amarrados a um aparelho complicadíssimo que será acionado numa intrincada cadeia de acontecimentos, como aquelas que os vilões deliciosamente caricatos preparavam para o Batman.


3. Quando alguém quiser sumir com uma prova importante, jamais deverá destrui-la. Guardar com todo cuidado em um livro, numa montanha, num cofre, num porão, isso sim é coisa segura.


4. O mesmo se aplica ao único antídoto conhecido para o mal que se deseja disseminar, ou à chave que resolve todos os mistérios, ou ao anel mágico que destruirá os poderes vilânicos, enfim. Esconder sempre, destruir nunca.


5. Para manter escondidas as provas ou antídotos e congêneres também poderá ser usado um monstro ou um guardião passível de ser enganado/derrotado/seduzido ou cujo único ponto vulnerável também é descrito com detalhes em um documento que JAMAIS deve ser destruído.


6. Um/a vilão/ã que se preze sempre tem auxiliares atrapalhados/bobos/enganáveis/seduzíveis. Nunca, jamais, em tempo algum poderá se cercar de seres inteligentes.


7. Em alguns casos, depois de uma boa surra, o/a malvado/a tem o direito de se arrepender totalmente de todo mal feito e ainda dizer que o/a malinha do/a mocinho/a é "legal", como no final de Karatê Kid (a Hora da Verdade).


8. As armadilhas mirabolantes, o quartel general sofisticadíssimo, as armas ultra-modernas, os auxiliares que sabem até coreografias elaboradíssimas de luta... tudo isso vem de graça. Sim, porque se você é sempre derrotado em seus planos maléficos, o dinheiro vem de onde mesmo?


9. Um nome estrambótico e um uniforme ainda mais esquisito são requisitos fundamentais.


10. Não, eu não esqueci. Nenhum vilão é vilão, nehuma vilã é vilã sem a incrível, a insuperável, a sempre esperada risada melévola. Que, quase sempre, deverá ser dada esfregando as mãos/bigodes ou jogando o cabelo pra trás.


Brwaaaaaaaaaaahahahhahahahahahahahhahaha!

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

11. Todo vilão é charmoso, inteligente, agradável e forte concorrente ao Oscar, enquanto o herói é uma verdadeira ode ao canibalismo; isto os garotos de hoje levam à risca.

Adriane Schroeder disse...

com certeza. Não esqueça que vilão/vilã também é rico ou se torna.
E tem mais charme no dedo "minguinho" do que todo restante dos personagens no corpo.