quinta-feira, 1 de abril de 2010

É mentira...

Hoje, primeiro de abril, é considerado o dia da mentira. Eu poderia fazer um texto sobre a mudança de calendário que é apontada como uma das razões para o dia existir. Poderia bancar a ranzinza e falar de como a mentira é perpetrada no dia-a-dia e que por isso não haveria necessidade de comemorar seu dia e talicoisa.

Poderia escrever uma crônica de falso humor cáustico e atribui-lo a Luís Fernando Veríssimo ou a Arnaldo Jabor.

Mas... resolvi caçar no Gugou (ahhh, que novidade) algumas músicas com o tema. Trago cinco e um bônus.

1. Mel na boca, um samba de primeira, tem o trecho que dá o título ao post. Dá uma olhadinha na letra: "Oh, quanta mentira suportei/Neste teu cinismo de doçura/Pode parar/Com essa idéia de representação/Os bastidores se fecharam pra desilusão [bis]É mentira/É mentira/Cadê todas promessas de me dar felicidade?/Bota mel em minha boca/Me ama, depois deixa a saudade, será...Será que o amor é isso? Se é feitiço vou jogar flores no mar/Um raio de luz/Do sol voltará a brilhar/Que se apagou e deixou noite em meu olhar[bis]".

2. Mentiras, canção-fossa daquelas que fez sucesso em voz contraltada. É uma letra interessante, convenhamos.

3. Com o mesmo título, os Titãs cantam sua revolta num mundo que diz que os quer ensinar e curar de doenças que nem sofrem. A letra ataca a "boa e velha" hipocrisia. Bacaninha.

4. Pega na mentira, do Erasmão, tem trechos bem datados de ícones da década de 80, como o beijoqueiro e a temida inflação-do-Sarney. Cantei moooito [#prontofalei]. E Sandijunior regravaram, com alterações igualmente datadas. Prefiro a primeira letra.

5. Pra finalizar, uma estrangeira: Lie. David Coock pede ao ser amado que esconda a verdade iminente do fim do amor. Minta pra mim, dizendo que tudo ficará bem, ele implora. Deliciosamente piegas.

O Bônus é uma das músicas estrangeiras que mais apropriadamente fala da mentira sem, contudo, trazer o termo na letra: The Great Pretender. Ouça, cante e libere seu lado cafona, porque no dia da mentira, a gente pode fingir que não existe em cada um de nós esse ser que, no fundo, no fundo, ainda suspira e se emociona. Como em Autopsicografia, famoso poema de Fernando Pessoa, é disso que a música trata: de fingir.
Bônus Track: a sugestão do Nanael TEM que vir aqui. Minthura é FABULOSA. Aqui, o clipe lançado pela dona Rede Globo, inimiga eterna do Brizolla, em pleno Fantástico, só pra constranger o velho caudilho: http://www.youtube.com/watch?v=vsUwrClxFZU. Divirtam-se.

(Mais) alguma sugestão de música com mentira implícita - ou declarada - na letra?

6 comentários:

Nanael Soubaim disse...

E ainda teve a Neuzinha Brizolla, meteórica e hoje esquecida, com a música "Mintchura", lançada quando o pai era governador.

Adriane Schroeder disse...

Sim, sim!!!
Minthura! Como pude esquecer esta pérola que lançou Neuzinha só pra constranger o pai em pleno Fantástico?
Daí pra Playboy e de lá pro anonimato.

Josei disse...

Tem "Lie to me", do dramático Bon Jovi: "if you don´t love, lie to me/´cause baby you´re the one thing I beliiiiiieve".

Nanael Soubaim disse...

Nota para o Chevrolet amarelo claro anos 1940 e o desfile da moda da época. Moças belas de biquini com barriguinhas que não desabonavam ninguém, na época.

Marcos Lima disse...

Sim. Como esquecer do popularesco cantado por Léo Magalhães?
Primeiro de Abril. Admirem essa canção maravilhosa.

http://www.youtube.com/watch?v=q0LmYJLxxuI

Ou não xD

Adriane Schroeder disse...

Pois é, hoje o pessoal é menos criativo nas cores dos carros, né, Nanael?
Ei, Léo!
Adorei a dica.
E tem aquela: enganei um bobo/na casca do ovo/quem caiu, caiu: Primeiro de abril!".
Diliça.