quarta-feira, 17 de março de 2010

Cantando a garganta

Estou com a minha pobre garganta - principalmente amígdalas e faringe - inflamada. É o preço da queda absurda de temperatura desse nosso amado sul. Na imagem, meus queridos aliados de sempre.

Entonces, comecei a elocubrar - ui - sobre algumas músicas com este estranho substantivo. E, é claro, lançar-me à arqueogooglia, meu passatempo preferido.

A primeira menção gugleana é Garganta, uma mistura de rimas com aquela estranheza óbvia e voz "contralteada" típica de quem quer passar por cantora-muderninha-com-sexualidade-alternativa-da-vez. Fãs, por favor, podem me tacar pedras.

Em seguida, a despretenciosa e cheia de segundas intenções Pinga na garganta. Poeminha de quinta série (atual sexto ano), mas diverte.

Algumas Anas Carolinas depois, vem a -pelo menos pra mim - desconhecida Corda na garganta, que me pareceu um libelo anti-capitalista, com rimas imensamente pobres - intencionais?. O uso do infinitivo denuncia que é lusitana. Dá uma espiada: "Concorrência é para eliminar/A ganância é um estado de querer/Quanto mais eu vejo/Muito menos quero ver [...] A importância é a lei que faz mover/Importância é a lei de dominar/Ignorância/puro prazer/Combinação perfeita/Concorrência é para eliminar/A ganância é um estado de querer [...] O nó da corda está a apertar/O nó da corda está a apertar/O nó da corda está a apertar".

Continuando a fuçar, encontrei um pouco mais do mesmo anterior e depois me deparei com... "Solte a Garganta". E, antes que continuasse a achar novamente as duas primeiras, resolvi mudar um pouco o foco quando percebi que o "sertanejo" está cheio de "gargantas soltas" e de "gritos na garganta". Esta frase, por sua vez, é clichezão: tem em "Brilho da Noite"; em "Galo na Cabeça", uma elegia ao Atlético Mineiro; em "Sobrenatural", outra minha ilustre desconhecida; outro exemplo "sertanejo" é "Na sola da bota" e, pra finalizar, cito um "sambinha" - mais um desconhecido meu -"O samba tem pique novo".

Enfim, se eu soltar tanto o grito na garganta como nas várias canções acima, daí mesmo é que não vou sarar tão cedo.

Alguém aí quer contribuir com músicas sobre o tema?

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Quem vier com pedras vai receber pauladas. Não se desespere pelo frio sulista, a secura goianiense me faz passar pelos mesmos apuros, ainda que faça 40°C à sombra. A propósito, recebeste o e-mail do novo fórum, patrocinado pela Nana? Se não, digite "Artes e Olhares" no Google, clique em "estou com sorte" e se cadastre.

Adriane Schroeder disse...

Oba!!!!
Procurarei, claro!!!!
:)