quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cinzas... e cinza

Não sou exatamente a pessoa mais adepta ao carnaval, que termina - ao menos em teoria - hoje, quarta-feira de cinzas. Representando o início do período de Quaresma, o qual precede a Páscoa, as cinzas são símbolos do luto em sentido amplo.


Em sociedades como a judaica, as pessoas se cobriam com elas para externar a dor, não apenas da morte, mas de algum sacrifício pessoal, como a manifestação pública de arrependimento.

Elas remontam à extinção do fogo, símbolo da vida, mas também ao , mais uma vez significando o fim da vida.

Interessante é que a cor denominada de cinza tenha tantos seguidores, apesar de toda essa significação ligeiramente mórbida, como já denunciou ironicamente a Desciclopédia.


Volta e meia ela vem absoluta, e em vários matizes, usualmente associada a elegância. Eu, aliás, gosto de algumas de suas tonalidades.

Mesmo na natureza, apesar da melancolia que pode evocar, uma paisagem em cinza pode inspirar introspecão e inclusive ser muito bela. Desde que não dure muito tempo.



Hoje o dia amanheceu aqui quase assim....







E para você, o que o cinza evoca?

6 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Melancolia. Mas sendo o cinza o meio caminho entre o branco e o preto, diria que ele afirma que a vida não se extingue com o corpo, que o episodio da morte física é uma passagem. Sua tristeza vem do facto de o momento em questão ser muito traumático, tanto para quem fica quanto para quem está saindo. Ainda não li nenhuma psicographia que relatasse o prazer e as alegrias do desenlace.

Adriane Schroeder disse...

Lindo comentário, Nanael!
Gostei especialmente da frase em que tu dizes que o cinza é o meio caminho, que evoca a vida além dessa nossa breve passagem.

Nanael Soubaim disse...

Por falar em transição, e com o fórum há alguns dias fora do ar, seria bom os talicoisers (até os nizentos) usarem mais este espaço socialmente, não só para publicações. Quem sabe passamos do breu forístico para o azul-calcinha corceliano.

Ana Ponick disse...

é... literalmente o dia de hj foi uma cinza ahahaah
mas nada d mais

Adorei seu blog

;*

Adriane Schroeder disse...

Verdade!
Mas vc reparou que tivemos mais um comentário, meu amigo:
Valeu, Ana.
O blog é nosso! (Arrá-urrú!)

Nanael Soubaim disse...

Algo começou a colorir, o Fórum já funciona, embora ainda sem acesso dos foristas. Sabe Deus até quando...