quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Moda, subcelebridades e outras coisas inúteis

Estava eu devaneando sobre qual assunto eu iria escrever quando relembrei dum post do agora-em-coma Tenho Dito, sobre moda e afins.


Ali comentei, entre outras coisas, que a moda é uma das formas pelas quais procuramos nos diferenciar e que são inventadas tendências e estilos para criar nichos de mercado (oi, você achava que era livre expressão?), com a elite-da-vez querendo se diferenciar da pobralha-de-sempre e esta querendo imitar aquela. Aliás, a dona Zelite, essa culpada por todo mal que há na terra, sempre que tenta ser subúrbio, ser autêntica, ser periferia, coloca uns looshos e faz um pobre-de-butique, sabe como?

Assim, quer brincar de pobrinha, mas no conforto e na segurança de seu círculo. Atoram uma periferia, mas desde que esta continue firme no seu lugar.


Neste mundo midiático de celebridades instantâneas (que frase feita mais sem-vergonha...), a moda, o vestuário tem que necessariamente fazer parte da exposição. Algumas dessas não são nada sem seu vestuário e (eu odeio essa palavra) atitude. E é aí que entram as esquisitices e as posturas pré-fabricadas. Sim, porque dá pra reconhecer um "estilo próprio" artificial criado pela gravadora/empresário/stúdio com certa facilidade. Pode-se definir algumas celebridades conforme sua idumentária. Quem você encaixaria nas categorias da listinha abaixo?


1. Melancia no pescoço. Quanto mais estranho, melhor ou "sem minhas roupas sou só um/a cantor/ator/uadéver de quinta categoria". Bolhas de sabão, plumas, paetês, chapéus, roupa-ousada-de-fendas que parece mais uma fantasia de múmia, daquelas de deixar o Mum-Rá (linque abaixo) morrendo de inveja, tachas, perucas e outras coisas assim fazem parte do dress code desse povo.


2. Sou uma vagaba. Quanto menor, mais apertado, com mais fendas, melhor. Do tipo que faz o vestido da Geyyysyyyy parecer uma burca fundamentalista. Não só mulheres-fruta usam este tipo de... digamos assim... vestimenta. Tem as "celebs" das estranja também.


3. Sou alternativo/a. Ah, a esquisitice hippie, cabeça, intelectual e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...


4. Rebelde-metaleiro. Muita revolta mercadológica. Dá vontade de colocar uma banda de hévi-métau de cor-de-rosa e/ou saiote só pra chocar a platéia.


5. Adolecente de meia idade. Tem aos montes, uns chegam a ser até divertidos.



"Antigos Espíritos do mal... transformem esta forma decadente para Mum-Rá, o ser eternoooooooo"


Crie você mesmo sua catiguria!

Agora, se você quer cantar a moda e o que vestir, essa é óbvia, mas MUITO boa. Acho que todo mundo conhece o samba " Com que roupa?", do Noel Rosa. Quem não conhece,lincaêsuasgostosa [/TDUD?], que tem um video do próprio cantando-a.

4 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Não esqueçados dos otakus, esses incompreendidos... que movem tsunames de dinheiro para encarnar um personagem.

Luna disse...

Acho que sou/serei adolescente de meia-idade. Hhahaha!

Não posso me vestir de pirigueti pq me falta abundância, né?

E ainda gosto do estilo hippie, alternativo bocejante.

Meg disse...

Não gosto do estilo "alternativo". Pavor de gente que se acha muito cult ou sei lá o quê.

Adriane Schroeder disse...

Nanael, acho muito engraçado esse pessol maluquinho que adora se vestir de animês.
Luna, não tou falando de estilo próprio, mas de vestes artificiais, sabe como?
O que me irrita é a artificialidade de uns e outros, que nem disse a Meg.