quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A profissão ideal para mim e para a Luna

Encontrei uma reportagem que finalmente deu explicações sobre o porquê do esmaltes levarem esses nomes (gosto de alguns, detesto outros, principalmente os do tipo "vermelho paixão", "vermelho fogo", "vermelho ardente", criatividade passou longe).


Quem dá nome aos esmaltes? O blog LP conta

Algodão Doce, Allure, Amante, Canoa, Carícia, Cigana, Deixa Beijar, Dengo, Epopéia, Fofo, Gabriela, Gaia, Gatinha, Gilda, Hera, Ilusão, Jackie, Leme, Luar, Magia, Obsessão, Odara, Paz, Polar, Preguicinha, Renda, Sonho, Tanga, Tufão, Vendada, Via Láctea: assim como você, os esmaltes tem um nome. E são nomes às vezes até óbvios, mas na sua maioria chamam a atenção.

Para Mel Girão, que batiza os esmaltes da Risqué (e a diretora da unidade de beleza e higiene da Hypermarcas), faz muito sentido: "Na loja as consumidoras podem se guiar pela cor que desejam, mas na manicure elas normalmente pedem o esmalte que querem passar pelo nome". E o lugar de onde saem esses nomes tem a ver com a cor - ou não. No caso da linha que a marca lançou no último desfile de Ricardo Lourenço, por exemplo, eles faziam referência ao tema da coleção de primavera-verão 2009/2010 do estilista, o café. Vai daí que, de repente, você quis sair por aí com as unhas pintadas de Expresso ou de Menta!

Fofo? Ilusão? Na Impala, um homem que atende por Victor Munhoz é o responsável por dar nomes pras cores. Coordenador de produto, ele diz que na última vez que fez o processo de batismo, precisou de um mapa da região litorânea brasileira. A ideia foi pensar em balneários pouco conhecidos: razão pro laranja vibrante virar Aleixo e o coral discreto virar Xaréu. Essa não foi a única linha com nomes temáticos: Cida e Luzia são parte de uma homenagem a algumas das manicures célebres do país; Elis e Gal, de esmaltes com uma cobertura especial de brilho proporcional ao das cantoras de MPB; e Valentina e Barbarella vêm de grandes ícones do cinema. "Por isso que a nossa Penélope não é rosa, é a Cruz, mesmo", explica. Um problema? Nomes estrangeiros. "O esmalte é um tipo de produto que atende da classe A até a E, então evitamos nomes em inglês como o Pin-Up''. Os mais difíceis de pronunciar acabam vendendo menos!

Na Colorama, a equipe de marketing faz com que você ligue os nomes de esmalte com o seu estado de espírito - ou com o estado de espírito que você quer passar para a semana, até a nova visita ao salão de beleza. "O esmalte entra nesse universo para tornar tudo mais lúdico e interessante", explicam. Os exemplos são Batom Vermelho, que representa a busca pelo vermelho sedutor; e Atrevida, uma cor mais animada e arrojada. "Imagine se no mundo colorido e divertido dos esmaltes os nomes se limitassem a Vermelho 1, Vermelho 2, Vermelho 3...". Nem em pensamento!

Mas esqueça tudo que você leu até agora para entender como são criados os nomes da Big Universo. Clarissa Ezaki, gerente comercial da Orion Cosméticos, explica que Gilmar Leite Siqueira dono (e químico responsável) da marca, é chegado em astronomia. Por isso é que dá para encontrar no catálogo deles frasquinhos chamados Cosmos, Sideral, e Fenix. É por isso também que dá para encontrar no mercado o esmalte Hadron que, na verdade, é o mesmo nome de um acelerador de partículas. Mas há casos e casos: o cobiçado Jade, verdinho que apareceu na passarela de outono-inverno 2009/10 da Chanel, ganhou um similar da marca com o nome...Jade. "Não dá para evitar, as pessoas chamam as cores de esmaltes pelo nome", justificou Clarissa. Viu só? Como você batizaria um esmalte que você criou?

http://msn.lilianpacce.com.br/home/nomes-de-esmaltes/

Observações:

1) O Aleixo sempre fez com que a gente se lembrasse do Franj.
2) Dá pra ter noção do vício quando sabemos exatamente quais são os esmaltes que foram citados no texto. Eu tenho vários desses, a Luna deve ter praticamente todos!

7 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Poderiam, ao menos, dar uma rápida explicação no rótulo. Imaginem se a Carolina é contactada e começa a dar nomes de peixes e seres da meio-fauna!

Adriane Schroeder disse...

Ahahah, eu imagino isso, Nanael.
Azul-cianófitas, já pensou?
Adorei.

Luna disse...

Eu tenho (ó o exagero, adoro):

Canoa, Deixa Beijar, Gabriela, Hera, Jackie, Leme, Magia, Obsessão, Preguicinha, Menta, Aleixo, Xaréu, Valentina, Barbarella, Pin Up, Penélope, Atrevida, Cosmos, Sideral, Fenix, Jade e o infame Renda.

Tua caixinha está a caminho e vai ter esmalte nela. Tentando te levar pro vício! Hhahahaha!

Luna disse...

Não morri não, só tenho uma longa saga de computadores novos e velhos que não querem funcionar direito.

Nomes de esmalte que eu criaria? Azul Césio, Vermelho Doméstica, Cinza Dementor, Verde Sonserina, Marrom Cumpádi e assim por diante.

Meg disse...

Sabiaaaaaaa que você tinha quase todos esses.
Hahahaha. Eu tô usando o azul turquesa da big universo, aquele que a gente comprou em SP.
Tá fazendo o maior sucesso, todo mundo pergunta que esmalte e esse e fica dizendo "esmalte azul tá na moda".
Oi? Eu e Debs = vanguardistas. Beijos.

Luna disse...

Eu vi um corcel sabe de que cor? A mesma cor daquele esmalte Azul Royal da Colorama! Morri!

Já que não tenho MSN, vou dizer bobagem aqui mesmo.

Meg disse...

O que aconteceu com seu MSN? Césio permanente??