quarta-feira, 9 de setembro de 2009

É com grande humildade que escrevo...

"Entre as infinitas qualidade que tenho, a humildade é aquela da qual mais me orgulho".

Adoro essa frase auto-sarcástica. Mas ultimamente parece que essa qualidade virou realmente motivo de orgulho e que tem havido mesmo campeonatos de humildade.
Ser humilde hoje é curriculum e status. Paradoxal, né? Vamos olhar mais de perto e ver onde estão ocorrendo tais campeonatos.
1. Times de futebol. Cada um quer ser mais humilde do que o outro: "enfrentar o adversário com humildade", "o time teve muita humildade", "é preciso ter humildade nesse jogo" estão entre as mais-mais frases sobre o tema. Chega-se ao ponto de jogador não comemorar o gol que fez em seu ex-clube, numa acintosa demonstração de hum... bem, vocês entenderam.
2. Igrejas. Sim, cada fiel quer ser mais humilde, cada um tem que se destacar no quesito, distorcendo as palavras do Cristo (e de todos os profetas que pregaram e viveram de forma real esta qualidade) e ostentando a tal humildade.
3. Palestras motivacionais. Você tem que acreditar no seu sonho, ser um vencedor, atingir seus objetivos e acima de tudo ser humilde, muito humilde.
4. Livros de auto-ajuda. O mesmo do item anterior, enfatizando que ninguém consegue esmagar seus adversários se não tiver muita, mas muita humildade.
5. Meio artístico, em especial entre neo-celebridades, sub-celebridades e ex-subcelebridades. Entoam o mesmo mantra dos jogadores de futebol, das palestras motivacionais e dos livros de auto-ajuda. "Só cheguei onde cheguei porque acreditei em mim, acreditei no meu sonho, no meu potencial e principalmente mostrei muita humildade".
Parece muito distante do significado original da palavra, que é, entre outras coisas, a qualidade dos que são feitos da terra, não querendo a todo custo se sobressair dos demais, vindo da mesma raiz que humano (humus = terra). Humildade, num viés incrivelmente distante disso, hoje é pré-requisito, inclusive pra ser RAINHA de bateria. Nem um pouco contraditório, hum?

4 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Minha humildade não esconde o resplandecer ofuscante de minha glória dourada.

Adriane Schroeder disse...

Pegou o espírito, Nanael.
A humildade é mais uma jóia reluzente no resplandecer ofuscante de tua glória dourada.
:)

Luna disse...

Humildade não combina com a escola talicoisística do desprezo.

Adriane Schroeder disse...

Nem um pouco!
Nós temos o conhecimento do desprezo paolabrachiano.