terça-feira, 11 de agosto de 2009

Primeira chamada - OTB

A professora começa a primeira chamada do ano letivo...
- Bom dia. Vamos começar nos apresentando junto com a chamada. Abba Cate da Silva (!!!)
- É "Aba Queite", psôra!
- Comé que é?
- É que minha mãe tem uns vinís do Abba e gostava de assistir "Dama de Ferro"... vergonha alheia...
- Fã é fã... Ava Gina Grande... Não precisa, filha, eu já te vi.
- Brigada, tia...
O constrangimento foi grande. Continua com a chamada...
- Big Bang Solano... É assim mesmo?
- É... Nem de relógio eu gosto.
- Cartier Temporão.
Uma moça se anuncia...
- Nossa, pensei que fosse um rapaz!
- Todo mundo pensa. O que é cartier?
- É uma marca de relógios de luxo muito famosa.
- Igual Rolex? Uh, agora eu gosto do meu nome!
- Daniel Matou Golias de Jesus...
- Presente... Ó, nem vem que eu sou ateu, um dia mudo esse nome.
- Do Re Mi Fa Sol La Ci Tocando Violão Soprano... Meu Deus!
- Presente... Desculpa a demora, é que tenho problema de audição.
- Everybody Come-On da Costa. Esse aluno existe?
- Sou eu - levanta timidamente o dedo uma moçoila ruiva.
- Terei que ter uma conversa com os pais de vocês. Forever Endever Garcia... Prazer, moço eterno, depois conversamos. Godsave Decuin Pereira Pinto... Depois falo com você também, filha. Meu Deus, onde foram parar Josés e Marias? Haga Nunfassom Rodrigues...
- Presentchê, psora!
- Irevir Gostoso Linhares...
- Presente... Ausente... Presente... Ausente... Presente... Ausente... Presente...
- Tá, já entendi. O que dá nas cabeças ocas desses pais de hoje? Joaquem Quessabe Disso Marques...
- Presente...
- Kriptonita Azul Kal-El Gibibom de Alencar...
Levanta a mão uma moça tímida, que poderia ser modelo, não tivesse mais vergonha do nome que vontade de vencer na vida.
Há uma breve fase de nomes mais comuns, mas sempre cheios de letras que só fazem ocupar espaço nos formulários. Porém, a segunda safra logo vem...
- Roliday Onice da Silveira... Prazer, moça... Super Trouper Musical Dobemol Caiado... Dá para ver que as moças são maioria, inclusive nos nomes exóticos. Theone Novais... Seus pais são versados em inglês?
- Não, nem português eles falam direito. Se fala "Deuan" mesmo.
- Percebe-se, mas você deve ser única mesmo. Urinol Tamoiado Rios!!!!!!!
- Sou eu - Se apresenta um garoto na primeira fila.
- Walkiria Viking Fagner Moreira Neves de Assumpção Normanda Silva Gregório Duarte Mendonça Uribe Cardoso Franco Denizard Maciel Luz Pompéia de Lima e Braga...
A sala toda grita "Amém"...
- Zu de Sá...
- Presente.
- Bem, me apresentando, sou a professora Maria da Silva.
A sala toda fica pasma com o nome estranhíssimo. A primeira aula começa e, no intervalo, é cercada para dizer o que significa e de onde tiraram esse nome. No dia seguinte, quando vai falar com os pais, nenhum apareceu. A maioria confirmou, mas a sala está cheia de cadeiras vazias. Já que por algum milagre o Estado não se lembra desta escola nem para suas políticas demagógicas de passar sem mérito, vai tomar conta daquela turma, porque família já viu que eles não têm.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Amei, Nanael!
Eu tenho uns c]quanot casos de alunos com nomes estranhos. Pouquíssimo têm familiares que se importam com eles.

Nanael Soubaim disse...

Se se importassem, não dariam nomes vexatórios às crianças.