sexta-feira, 15 de maio de 2009

À beira..... Dos 30

Tem coisas que a gente não entende até passar por elas.

Como ser pai (ou mãe), casar, viver fora da casa dos pais, etc.

No caso, eu nunca entendi o que era fazer 30 anos. Vários amigos já chegaram lá, e sempre dizem que "dá um baque".


Luna, Nanael e Adriane que o digam. (brincadeirinha, tá?)

Mas é um fato: quando você chega à essa idade, ou está à beira dela (farei 30 no domingo, dia 17), você sente um certo baque, mesmo.

Claro que como isso vai te atingir, varia de pessoa pra pessoa. Mas todo mundo, quando chega nesse ponto, para e pensa "O que eu fiz até agora?"

Não me cabe, até mesmo pelo momento de vida que eu estou passando, ficar expondo tudo o que eu penso nesse momento. Até porque geraria um texto grande demais e que ninguem ia ler.

Mas me cabe dizer que isso vai passar.

Essa "pequena crise dos 30" na verdade é um balanço geral. A gente já tem um certo amadurecimento, já tem uma certa experiência de vida, já teve uma certa cota de sofrimento e de prazeres. E cabe a nós fazer esse balanço, ver o que está certo, e o que está errado. Tornar ainda melhor o que está bom, e "limar" o que é ruim ainda.

Claro, sempre vão haver frustrações, e coisas pra gente se orgulhar também. Bem como coisas que sentimos a necessidade de fazer, e não fizemos.

Mas isso faz parte de todos nós. Dor e sofrimento, alegria e felicidade. Que me remete a um dos meus primeiros textos, em que falava sobre equilíbrio, e sobre o Yin e o Yang, o Taoísmo. Que é viver em equilíbrio.

Reconhecendo que se não somos todo BEM, tampouco somos todo MAL.

Somos ambos, em equilíbrio.

E o equilíbrio é que nos faz bem, é o que nos traz bem-estar.

IN MEDIO STAT VIRTUUS, como diziam os antigos.

Para os que estão à beira dos 30, ou os que já os completaram, relembro o povo Vulcano de Star Trek:



LIVE LONG, AND PROSPER!


PS: Sim, eu sou um nerd trekker. :P

4 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Tu também gostas dessa tranqueira? Bem-vindo à trekkaria.
Fiz trinta e sete na segunda-feira, estou me preparando é para entrar no clube do qual poucos saem, o Clube do Enta.

Adriane Schroeder disse...

Eu entrei nos enta.
Logo te unirás a nós, Fio!
:P

Rafaela disse...

Você é um torresmão na flor da idade!

Luna disse...

Não se aflija, Fio. 30 é o novo 20.