segunda-feira, 23 de março de 2009

A cara de Deus


Uma antiga canção de Joan Osbourne, chamada “One of us”, pergunta: “Se Deus tivesse um rosto, como ele seria?”. Ouvindo a música e viajando na maionese, decidi que Deus tem a cara do Robert Plant.

Sim, Deus é a cara do Robert Plant. Acho muito mais fácil acreditar num deus assim do que em um com longas barbas brancas, vestindo uma túnica até os pés. Até porque isso não é deus, é o Saruman. Saruman dá medo, e Deus é amor.

Por que pensei no Robert Plant? Não podia ser qualquer outra pessoa? É que ele tem – ou tinha – cachinhos dourados. Todos os anjos são representados assim. Deus é líder dos anjos, não é? E ele é – ou era – bonito.

Pensar num Deus sem rosto, feito de puro espírito, não é para qualquer um. A maior parte das pessoas precisa atribuir um rosto à divindade. Se somos humanos, nada melhor que escolher uma forma humanóide para Deus.

E, se temos sérios problemas mentais, nada melhor do que pensar que Deus tem a cara do eterno vocalista do Led Zeppelin.

11 comentários:

Rafaela disse...

Eu adorava essa música.
Sempre imagino Jesus de cabelo castanho e olhos azuis, aquela visão tradicional.
Nunca pensei numa representação pra Deus =P

Luna disse...

Também nunca tinha pensado, mas hoje tive um insight. Gosto da idéia de um Deus com cabelos esvoaçantes e de calças boca-de-sino.

Frankulino disse...

eu acho que Deus é só um pontinho de luz... Um sol azuuuuuuuuul

Frankulino disse...

falando sério, eu sou o contrário, não consigo atribuir um rosto a Deus... Pra mim é só uma presença...rrsrsrsr

Frankulino disse...

é, agora o texto me forçou a atribuir uma imagem...



é, o texto me forçou a atribuir a imagem do vocalista do Led Zeppelin a Deus...

É, eu tenho provlemas manais

Fabiana disse...

Duas considerações apenas. A música foi gravada pela Joan Osbourne, mas é do Prince :-P, sério e não tem nada a ver com ele. E a segunda é que o Robert Plant está muito melhor hoje, cantando música folk do que antigamente com o Led Zeppelin.

Tipo Deus com calça boca de sino é meio Jesus Christ Superstar, né?

Rafaela disse...

A música é do Prince? Morria sem saber!

Adriane Schroeder disse...

Jesus Cristo Superstar?
Eu ainda lembro da Marai Madalena cantando "close your eyes...".
Eu assiti na Igreja; a gente assitia todo filme sobre religião que a Santa Sé tocava na fogueira e nosso pastor ainda provocava os mais interessantes debates sobre a obra.
Quanot a Deus, eu o sinto como uma presença.

Nanael Soubaim disse...

Deus é contigo, amiguinha. Quer atribuir um rosto? Pois que seja o mais belo e que tenha o maior conteúdo.

fabio_ disse...

Depois que o Dave falou que tem "medianjo" eu parei pra pensar... De onde raios tiraram a ideia de que aquelas baita asas de pena de marreco faria um anjo mais... angelical??? E aqueles anjos que são só umas cabeças de crianças com asinhas, no pé da Nossa Senhora da Conceição!
VIRGEM MARIA!!!!

Frankulino disse...

Fábio, aqueles anjos sempre têm uma cara meio grogue, néam?