sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

É como o sol de verão

Vocês com certeza sabem das calamidades que se abateram sobre Santa Catarina, estado onde vivo. Numa quinta-feira, eu estava ranzinza e tentei me animar escrevendo um post sobre músicas com chuva; no fim de semana seguinte ainda não havia parado de chover e os resultados de tudo isso vocês viram, ouviram e leram. Senti vergonha de minha falta de humor...

Enquanto famílias tentam se recompor e a imprensa local só fala do assunto, pensei em escrever algo alegre e ensolarado, já que, assim como a chuva representa a tristeza e lágrimas na maioria das canções, também o sol representa a esperança, a alegria, a sinceridade e a reconstrução, palavra que se tornou obrigatória por aqui. E ainda é nome de nota musical e tem a clave, mais conhecida da música!

Assim, segue uma listinha de músicas nacionais com esta idéia. E viva o sol!!!




1. "Tudo foi feito pelo sol", gravada pelos Mutantes, é daquelas letras pretenciosamente simples, mas que valem a pena; nos diz que devemos andar sempre ao sol e que tudo que fizermos será brilhante como ele. Eu, claro, lembro-me do apóstolo João nos dizendo algo similar, mas com outro sentido (João, 1:1-14).

2. "Sol de primavera", sempre graciosa, com um monte de mensagens bicho-grilo, ao final canta a alegria de uma nova estação que traz o sol, as flores e tudo o mais.

3. "Pela estrada do sol", que me lembra tardes de domingo vendo "Qual é a música", e a Perla balançando os cabelos e entoando esta bela melodia de esprerança no reencontro. É brega? Com certeza. E eu a-mo!

4. "Estão voltando as flores", que nos traz "um novo céu se abrindo" e "o sol iluminando por onde nós vamos indo". Bela, otimista e ainda faz recordar as bandinhas de praça e os coretos, que infelizmente conheço mais de livros e novelas que de fato.

5. "O girassol", fabulosa canção que Moraes Moreira gravou para os inesquecíveis musicais baseados em poemas de Vinícius de Moraes para crianças. Doce, alegre, divertida e cheia de trava-línguas!

6. E, por fim, a "Canção de Verão", rimada até no título, que traz toda alegria que representam o sol e dias de céu azul. E nós aqui estamos precisando um bocado deles!

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Ah, o sol... Vocês superaram 1982, não vão estremecer desta vez.

Adriane Schroeder disse...

Verdade, Nanael.
E vamos cantar ao sol!

Luna disse...

Lindo! Mas só conheço "Estão voltando as flores"...

"Here comes the sun" também é perfeita. Fala dos sorrisos voltando aos rostos, exatamente como deve estar acontecendo aí.

Apesar de todas as dificuldades, o sol voltar é um alento.