sábado, 22 de novembro de 2008

É amanhã, ai meu Deus!

Durante o início do ano, fomos avisados de um ano atípico, iríamos enfrentar um concurso cruel, com concorrentes cruéis. Hoje, faltando apenas um dia para prova, me dei conta de que, diferentemente do que a política do terror, provocada pela sede de resultados, feita pelas escolas diz, o vestibular não se trata de uma competição cruel, com concorrentes cruéis. O fato de se fazer essa imagem é um grande erro e prejudica os próprios concorrentes, já que a ideia de um concurso prevê vitoriosos e derrotados e, como ninguém quer ser o próximo a ter a vida apontada como péssimo exemplo durante as aulas de Biologia, todos levam o estudo de forma equivocada

Durante todo ano, levei os estudos com uma relação de simples treino; estudei de forma intensa - bem, nem sempre-, mas não pensando em aprendizado, ou de crescimento interior, mas pensando em resultados, pensando em uma possível vitória ou derrota. Isso me fez desenvolver uma relação peculiar com os estudos, criei um ciclo de culpa, no qual me sentia culpado quando não estava estudando, e pressionado a aprender quando estava com os livros na mão -sempre pensava que meus concorrentes estavam aprendendo, enquanto eu começava a aprender.

Ao acordar, fiz a reflexão que deveria ter feito desde o início: o vestibular não se trata de uma competição, se trata de uma jornada de amadurecimento, na qual temos de ter determinação e de abdicar de algumas coisas por senso de responsabilidade. E por mais que o medo de perder assuste, o que realmente importa é ter a consciência de que levei minhas responsabilidades com um grau de maturidade que nunca havia tido até então.

Quando era criança, eu era o pior nos esportes, mas nem ligava, continuava tentando melhorar. Sem nem ligar para as minhas limitações, continuei tentando, até um dia chegar a ser ao menos o segundo a ser escolhido para o time. Deveria ter levado os estudos dessa forma esse ano, mas acontecesse que, quando praticava esportes, não havia coordenadores e professores me pressionando, nem dizendo que meus erros poderiam ser fatais.

Mas, de qualquer forma, esse meu pensamento veio antes da prova e posso fazê-la com ele, o que me deixa mais tranquilo...

Agora chega, néam? Esse é meu último dia para descansar e não vou bancar o marido da Sandy e ficar postando em blog, quando deveria estar aproveitando o dia... então, vou mijogar no cinema...


Esse texto é dedicado a Muri (se tem uma pessoa que se esforçou esse ano, foi você), Janna (filha, cê chegou a estudar SETE HORAS por dia, sua consciência deve tá limpa como o ar de Natal), Carol (pára de pensar no resultado e se mantenha o foco nas provas), Tuza (nunca lhe vi se esforçar tanto) , Aline (por mais que eu ache que cê não vai ler isso aqui, quero que saiba que você é a única estudante passível de admiração, na minha opinião... hahaha, cê estudou muito, mais que Janna, só precisa ter calma) e Mônica (tão linda, criando responsabilidade!) e, é claro, ao Frank (Pelé pride).


Gente, rezem, orem, façam macumba, joguem os búzios, meditem, deitem no tapete e rezem para Alá para eu passar, sério!

9 comentários:

Anônimo disse...

ai frank ce me fez xorar!!!
apesar q n eh tao dificil, ultimamente xoro quase td dia hehe
bgd frank amei o texto bjao,e boa sorte.

Anônimo disse...

Não só li seu texto frank....como estou aki postando,para agradecer a dedicatória...
[Carol...mandou o link pra mim...hehe]

Parabéns por ter conseguido expressar em palavras tão bem...esse misto de sentimentos que o vest nos proporciona...

obg pela frase, adorei!["passível de admiração.."]
prometo que tentarei ficar calma...

Ótimas provas para você....
E me convida pro churras tá?
=p
Ps.: só fui pro CEM essa semana na quinta, tô uma mocinha né?

Frankulino disse...

Hahahahah, Aline, sua desertora!
tenha calma mesmo...

Nanael Soubaim disse...

Relaxem e durmam direito.

Frankulino disse...

Hahahah, acho que o Nanael jogou algum feitiço, pq nunca dormi tão pesado, nem sonhei, e eu sempre sonho...

Anônimo disse...

Frank, já comprei o kit de mini vudu da Siciliano pra fazer com os seus candidatos , ok?!


Relaxe que dá certo ;)


=****

(Também quero ir pro churrasco viu?!)

Luna disse...

E passou?

Frankulino disse...

Passei ainda não, mas esse povo trata como se tivesse passado, nem sei pq passo a imagem de CDF, mesmo bombando em quase todas as matérias da escola

Anônimo disse...

Aii q lindooo frank...
Se bem que nao conseguii,mas agradeço pelo apoio que vc vem nos dando desde o começo de ano.
Bem agora é bola para a frente e boa sorte para vcs to rezando bastante para que vcs passem e vingue a gente proximo ano na escola..hihihi


Tuza