quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sobre as Locadoras

A primeira locadora que eu visitei na vida tinha um Pernalonga de papelão, mais alto que eu, preso perto da porta de entrada.

A locadora ficava numa praça, com uma árvore imensa, cheia de cipós que escorriam dela como cabelos.
Atrás do balcão de atendimento, um senhor baixinho, de bigode farto e a placa escrita com pilot: “Evite multas. Por favor, rebobine as fitas”.
Os filmes que locávamos eram dividos entre filmes de criança e filmes ‘coisa de gente-grande’. O aparelho de vídeo-cassete tinha uma aura mágica pra nós, pequenos. Era um trambolho preto, grandalhão. O pai tinha que limpar os “cabeçotes” regularmente. É que as fitas de locadora às vezes vinham com mofo.
A idéia da locadora de VHS ainda é muito nítida na minha mente. E depois, com os anos passando, muita coisa mudou. Hoje funciona uma farmácia onde antes o Pernalonga recebia os clientes. A árvore continua na praça com seus longos cipós, que agora caem sobre uma banca de jornal.
Parece que durou só uma semana, a fantástica revolução dos dvds. Eles tomaram conta das locadoras, deixando milhares de velhas fitas cheias de mofo, abandonadas e desempregadas.
Eu nunca imaginei que tempos depois, com o fenômeno da pirataria, dos downloads de internet, as locadoras de dvds fossem sofrer tão grande ameaça. E as cenas que se repetem com freqüência, não chuviscadas e tremidas, mas cristalinas, são mais ou menos assim:

O cenário era assustador. As prateleiras com filmes empoeirados, pareciam não ser atualizadas há anos.
“A situação ta difícil... Nós tivemos que fazer alguma coisa...” – disse a atendente, sem me olhar nos olhos. Folheava um pequeno bloco de notas sofregamente, com uma expressão nada amistosa.
Sobre o balcão de atendimento, quatro pilhas de dvds piratas estavam empilhadas.
“Agora estamos trabalhando com esses aqui também” – a atendente agora levantou o rosto e me olhou, como se procurasse mostrar que tinha sim, muita dignidade naquilo. Prendeu uma mecha de cabelos atrás da orelha e continuou a folhear o bloquinho “Se a coisa não melhorar, teremos que fechar as portas... Infelizmente”.
Do outro lado da locadora, um cliente aponta para o cartaz de "Norbit" e pergunta se o filme está disponível.
“Está sim!” respondeu a atendente “Custa dois reais. Está logo ali na prateleira de comédias” e indicou a prateleira com o dedo em riste, as unhas vermelhas.
“Ah, quando baixar o preço, eu levo” retorquiu o cliente, se fazendo de rogado.
“Leve logo, senhor. Pra levar hoje, eu faço por um e cinqüenta! Pegar ou largar” – investiu a atendente, que afastava o pequeno bloco e pegava um outro, começando a folhear esse também.
“E você sabe dizer se a outra locadora, a da Rua Nove, fechou?” eu perguntei, com o tom condescendente na voz.
“Não, não fechou. Mudou-se pro bairro vizinho” – a atendente agora acompanhava o outro cliente com os olhos, a fim de saber se ele iria ou não apanhar o dvd de "Norbit" na prateleira de comédias.

6 comentários:

Fabiana disse...

Triste né? Porque quase sempre, ao baixarmos um vídeo da internet, a imagem é feia, escura, perde-se muito com isso. Eu prefiro alugar mesmo, mas nem sempre o filme que quero assistir está disponível para locação. E a locadora mais bem sucedidada da minha cidade investiu na variedade. Conheci a pouco tempo, mas lá tem de tudo (desde aquelas comédias dos anos 80 até Truffaut e Kurosawa).

Edu disse...

É isso aí. Novamente, um texto romântico, e de apego ao passado.

É assim que vc brilha, Bunny.

Maravilhoso.

E eu também sinto saudade das locadoras. Claro, comprar o filme pirata, ou baixar, sai mais barato. Mas muitas vezes, se perde em qualidade. E também, vc não se obriga a assistir, porque o filme sempre vai estar lá.

Enfim...

Ol' times rula!

Glayce Santos disse...

Eu amo locadoras! Lembro que qd era pequena ficava hooooooras escolhendo filmes...

Beijos

Gabriel Leite disse...

Eu também já escrevi sobre essa decadência das locadoras. O post chama O Que Será da Blockbuster?

Depois dá uma olhada lá...
http://frenesibr.blogspot.com/2008/01/o-que-ser-da-blockbuster.html

Abraço!

Davi Coelho disse...

Sem falar que se compra dvds originais por um preço muito bom hoje em dia.
Um ponto a menos pras locadoras.
Uma pena. =T

Abraço pra todo mundo.

Grace Simpson disse...

Ultimamente ando comprando DVDs mto bons e originais com preços razoáveis!! Santa Americanas!! rs rs rs
Mas como sou indiscutivelmente saudosista, sinto falta das locadoras e ainda recorro a elas para alguns títulos que nunca consigo achar ou que meu salário não permite adquirir!!:)

ótimo texto Coelho!!