segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Corra, que as crianças vêm aí!


Há quem acredite que as crianças são pequenos anjos. A gente ouve por aí: “Crianças são puras. Crianças são inocentes. Crianças não mentem. Crianças nunca fazem nada por mal, pois não sabem direito o que estão fazendo. Crianças são totalmente inocentes, sem nenhuma malícia”.

Quando ouço esses disparates, só duas coisas me vêm à mente: ou a pessoa que diz isso tem uma fé inabalável na humanidade, ou não se lembra da própria infância. Eu acredito que as frases acima só podem ser aplicadas às crianças bem pequenas. Porque, depois de certa idade, todas deixam de ser hobbits bonzinhos e se transformam em pequenos gollums.

Vasculhando o baú das memórias de infância, lembro de várias historinhas nem um pouco cor-de-rosa. Havia o lado bonitinho, é claro, mas também muita podridão.

Como aquele menino sardento e enjoado, que corria atrás das meninas com um sapo na mão. Ele fazia isso simplesmente porque sabia que a gente tinha medo. E seus olhos brilhavam, enquanto corria e ouvia os nossos gritos. Isso é sadismo!

Ou aquele outro, que ganhou dinheiro do pai e jogou na churrasqueira, que estava acesa. Arrependido, começou a chorar e ainda teve a coragem de dizer que quem jogou o dinheiro lá foi o irmão. Foi uma interpretação digna de novela mexicana. Quem consegue chorar quando é conveniente? Só um ator, ou uma criança querendo se safar de um castigo.

E eu e a minha amiga, que quando queríamos pular corda convidávamos outra menina para brincar com a gente? Só que nós combinávamos o seguinte: assim que cansássemos da brincadeira, arrumaríamos um motivo qualquer para brigar e expulsar a menina. O estranho é que a coitada sempre caía nas nossas armações.

Isso sem falar na pobrezinha que ia de casa em casa pedir água e a gente ia atrás, cantando uma musiquinha maldosa. A gente achava engraçadíssimo alguém não ter água encanada em casa.

Além de todos os exemplos citados, ainda havia as crianças fofoqueiras, que inventavam coisas, as que colocavam apelidos maldosos nos colegas da escola, as que maltratavam animais (essas mereciam morrer na fogueira), as que roubavam brinquedos dos próprios amigos e depois diziam, com a cara mais cândida deste mundo, que “ele me deu”.

Alguém até pode achar que todos esses desvios de conduta são culpa dos pais, que não educam direito. Mas a maioria das crianças daquele tempo tinha pais presentes, sem falar que a escola era bem melhor do que é hoje. Todas sabiam que estavam agindo mal e estavam cientes de que seriam castigadas, se fossem descobertas.

Por isso é que eu não acredito que as crianças sejam anjos. Elas são simplesmente humanas e precisam testar seus limites. E, para falar a verdade, a infância seria muito chata, se a gente não cometesse nenhuma transgressão.

13 comentários:

Edu disse...

Profundo, Deb.

Mas criança é um negócio impressionante.

Luna disse...

Eu tenho medo de criança. :P

Natália Cristine Prado disse...

Concordo... crianças não são uns anjos de candura... e a infância é msm mto chata sem trangressão!

Raoni Frizzo disse...

Hehehehehe...concordo com seu post! Realmente a infância fica muito chata se não aprontarmos nenhuma "arte"...huahauhauhau

Mas é verdade mesmo esse papo de que nem todas as crianças são inocentes. Algumas fazem suas travessuras por pura maldade e são atentadas mesmo...heheheheh. Esses tipos são irritantes. Já outras são muito sossegadas!

Anônimo disse...

De que seriam as crianças sem suas travessuras, ah como eu fui feliz na minha infancia com tanta simplicidade


BLOGDORUBINHO.CJB.NET

Edu França disse...

Quando comecei a ler seu texto me lembrei do filme com Cistopher Reeve, em que havia uma crianças desgraçadas .kkkkkkkkkk Mas depois passou... criança não é fácil e eu não gosto de infância, acho um período chato kkkkkkkkkkk

Nanael Soubaim disse...

Ainda bem que se mostram desde pequenas, já pensaste se fossem boazinhas até a puberdade e, derrepente, pegassem todos de surpresa com uma atrocidade? melhor conhecê-las quando ainda são frágeis e dependentes.

Frankulino disse...

Ai, Dé, adorei... Mas algumas coisas daí são terríveis... tipo a da garotinha da água, ou o do maltrato de animais, sério!

Agora, esse do sapo confesso que já fiz muito. Mas não acho que seja por maldade, é só pra ver a reação das garotas e talicoisa...


Adorei, também morro de medo de crianças, elas só são legais até os cinco anos (quando são puras e bonitas), depois disso ficam feia e enjoadas...

Frankulino disse...

ei, mas... chato mesmo é adolescente, néam? Mas pelo menos rendem bons seriados...rsrsrsrs

Frankulino disse...

ei, mas... chato mesmo é adolescente, néam? Mas pelo menos rendem bons seriados...rsrsrsrs

Rafaela disse...

Eu conheço muita criança insuportável =X
Prefiro bebês ;)

Anônimo disse...

Anjos não precisam nascer!

Todas essas coisas servem pra gente aprender a lidar com os nossos filhos. É por isso que não é fácil enganar os pais.

Glayce Santos disse...

hahahaha, adorei!
muito bom o texto!
Pois é, acho que eu tenho essa tal fé inabalável nas pititicas...rs

adorei a foto, assisti muito esse filme qd pequena!

beijos