segunda-feira, 16 de junho de 2008

Não como, não como e não como!

Não existe ninguém neste mundo que seja mais enjoada com comida do que eu. Minhas desventuras alimentares começaram quando eu era bebê. Um belo dia, conta a minha mãe, eu simplesmente me recusei a mamar no peito. E depois desse dia, não houve quem me fizesse mamar novamente. Fui criada à base de Leite Ninho – o único que a mocinha exigente aqui aceitou de bom grado.

Depois, quando fui crescendo, passei a me alimentar (um pouco) melhor. Nunca tive problemas com legumes, verduras e frutas. Minha prima, outra enjoada de dar dó, só comia salsicha e massa
“branca” – sem molho, sem nada.

Hoje em dia, passados alguns anos, minha relação com a comida é feita de ciclos. Ora eu me alimento mal, ora eu me alimento pior ainda. Não sei dizer exatamente do que gosto, porque isso também varia muito. Ando implicando com salada de tomate, por exemplo. Eu adorava, agora não posso nem ver. Daqui a pouco, volto a gostar de novo... Até a minha alimentação é “de lua”. Dizer o que eu gosto de comer é complicado. Porém, eu tenho certeza absoluta de quais são os alimentos que me fazem preferir o jejum.

Leite: Não gosto, não tomo, não quero. Leite me dá engulhos, seja gelado ou quente. O cheiro é ruim. O gosto é horrível. Quando eu era criança, tentei convencer a minha mãe de que “as vacas fazem o leite para os filhos delas!”. Não colou. Deve ser por isso que tenho tamanha ojeriza a este produto. De tanto que fui obrigada a tomar. Sem falar do nojo supremo: leite com nata. Eca, mil vezes eca!!! Honrosas exceções: chocolate quente, no inverno e milk shake, no verão.

Carne mal-passada: Na minha opinião, já é terrível o suficiente a gente comer cadáveres. Existem pessoas que, não satisfeitas com isso, ainda gostam de ver o boi sangrando no prato. Eu acho nojento, bárbaro e... nojento. Sem falar no gosto de sangue e no aspecto horrível da carne quase crua. Ainda bem que aqui em casa, quando se faz churrasco, a gente assa a carne, antes de servir...

Doce + salgado: Uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa! Não suporto essas misturebas. Acho a coisa mais nojenta do mundo ver alguém comendo pão com manteiga e geléia. Ou cuca com manteiga. Em terras de alemão se vê muito disso, mas eu não sou alemoa e não acho a menor graça. E ainda faço um escândalo, se alguém usar a mesma faca para a geléia e a manteiga. Também por isso, eu prefiro passar longe de qualquer coisa “agridoce”.

Cenoura, beterraba, abóbora, batata-doce: O mesmo problema do item anterior. Misturar coisas doces com a comida “de sal” não me desce. Abóbora é comida de porco, é o que eu costumava dizer a minha mãe. Até ela me xingar e eu ter que usar outro argumento "anti-quibebe". Honrosas exceções: cenoura crua (que não é doce) e doce de abóbora.

Vísceras ou “coisas nojentas de dentro do bicho”: Pelo amor de Deus, né? Já faço um esforço tremendo para comer carne, sem lembrar que se trata de um cadáver. Não há a menor necessidade de eu ter que comer, também, os órgãos internos do pobre animal abatido-para-o-nosso-bem. Fígado? Rins? Língua? Pura nojeira. A única e honrosa exceção que faço, vez por outra, é comer coraçãozinho de galinha.

Este texto, na verdade, não tem fim. Posso passar horas e horas falando mal de tudo o que eu não gosto de comer. Posso até dividir em mais categorias: “só como se for ameaçada de morte” ou “nunca comi, sempre odiei”. Eu ainda nem disse o que eu penso sobre salsicha, mocotó, arroz-doce... Mas tenho que parar por aqui. É que eu fiquei meio enjoada, sabe? Vou ali, comer um chocolate.

9 comentários:

Edu disse...

Como eu te disse no MSN...

Lingua, bem preparada, fica bom.
Coisas agridoces, eu adoro. Em casa a gente tem uma tradição, nas noites de Natal e Ano Novo, de comer melão com presunto. Diliça.

Ótimo texto, Debs. Adoramos saber das suas idiossincrasias.

Bj do Gordo.

Luna disse...

E como eu te disse no MSN, as vacas deviam "dar" coca-cola. Seria bem mais proveitoso aos seres humanos.

Lembrei de uma coisa agridoce que eu gosto: queijo e goiabada. Nham!

Rafaela disse...

Carne mal passada: blargh! Vísceras idem.
Eu sou boa de garfo, tirando poucas exceções passou na frente eu ataco.
E odeio leite em pó, prefiro vindo diretamente da vaca (ou da caixinha) mesmo.

Davi Coelho disse...

E eu não consigo mais pensar o Talicoisa sem as listas de Luna.
A gente devia dividir uns "quadros" no blog. Seções semanais.
"Listas do Mundo da Luna" (...)
Ruim.

Bom, eu não como mocotó.
Isso que importa.

Bjos Debinha.

Lucas disse...

Tenho um primo q ja tem 5 anos e o unico almoco dele e sopa (sem nenhum bagaco), mas no caso dele a culpada e minha tia, q impedia de darem comida ao menino qnd bebe, ele ficou traumatizado e fora isso so cm bolo e biscoito. xD

Visite tbm: O Apanhador no Campo de centeio

www.oapanhador.blogpot.com

(Didixy) Conquistadores disse...

Sou igual a vocÊ. Não como, não como e não como. Não tem como, não gosto, não como mesmo. Minha namorada recentemente falou que vai mudar esse meu gosto, mas eu disse que não adianta, minha mãe não conseguiu, e ela tbem não. Esse sou eu. GOsto é gosto.

Melissa de Castro disse...

Também detesto leite. Coisa ruim!
Coisas agridoce eu adoro. Tem uma pizza de presunto com abacaxi que é uma perdição.
Visceras nunca comi e detesto. É nojento!

Adoro as listas da Luna!

Frankulino disse...

eu gosto de comer praticamente tudo... mas depois uqe vi um documentário mostrando com a carne chega o prato... comer carne deu meio que nojinho...


E Dé...er... sabe as pílulas? Então...

Adorei o post

fabio_ disse...

Detesta arroz doce? Heresia! Desertora! velhaca!