segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dos sofrimentos de uma hobbit

Ser hobbit não é fácil. Não estou falando dos hobbits verdadeiros, da Terra Média. Estou falando de nós, mulheres de tamanho diminuto e de peso igualmente exíguo. Eu, por exemplo, sou totalmente hobbit. Minha altura (melhor seria dizer “baixura”) é 1,52m. Meu peso não chega a 40kg. Ser magra é o máximo, é o que todos proclamam aos quatro ventos. Pode até ser. O problema é que, a magreza, aliada a pouca altura, só traz dissabores.

Uma hobbit nunca consegue comprar um par de calças e vesti-las na mesma noite. Depois de sair da loja, tem que levar a peça para casa, experimentar de novo e marcar as bainhas das pernas e os ajustes da cintura. Feito isso, é necessário levar as calças para a costureira. Algumas lojas fazem pequenos consertos nas peças, mas esta hobbit que vos fala não confia em qualquer costureira.

Uma hobbit não consegue, tampouco, usar roupas “tamanho único”. Aliás, um parêntese: tamanho único? Desde quando as pessoas são todas iguais? Tamanho único significa que a mesma peça deve servir na Preta Gil e na Kate Moss. Estão brincando com a nossa cara, não é? A minha experiência diz que tais roupas têm mais chance de servir na Preta Gil. Sim, o tamanho único é mais para mais do que para menos... E a hobbit vai embora da loja, mais uma vez desapontada...

Uma hobbit quase sempre precisa dobrar as mangas de blusas de lã, pois estas não podem ser cortadas e ajustadas. Ao comprar uma jaqueta ou um casaco, também precisa mandar a costureira cortar as mangas... Quem tem braços tão longos, meu Deus? Quem? Aliás, por que a hobbit não manda fazer todas as suas roupas na costureira? É uma idéia, mas quem tem tempo e disposição para isso?

Uma hobbit tem a plena convicção de que o mundo é dos gordos e altos. Sabe aquele cinto lindo da vitrine? Pode esquecer, não vai servir. Ou até vai, dando duas ou três voltas. Quem tem a cintura desse tamanho, meu Deus? Quem?

Uma hobbit, tendo sorte, consegue comprar roupas na seção infantil. Mas é preciso garimpar, para não correr o risco de levar para casa uma calça da Polly ou uma regata das Bratz. Encontrar um jeans sem pespontos cor-de-rosa também é uma bênção. Não existe nenhuma vantagem: as roupas de criança custam o mesmo que as de adulto. Sem falar no mico de ir ao provador e encontrar uma menina de dez anos com o dobro do seu peso. E constatar que ela já é bem mais alta que você.

O maior drama da vida desta hobbit, porém, é outro: os pés. Não, eles não são peludos. Como ela não é igual aos hobbits da ficção, ela usa sapatos. Pior do que isso: ela ama sapatos. Compraria todos os calçados que vê pela frente, se tivesse dinheiro e se encontrasse o seu número.

Acontece que esta hobbit calça 33. Muitas lojas só vendem sapatos a partir do 34. Isso é de uma exclusão social sem precedentes na história deste país. Quem calça 33 pode muito bem participar do Movimento das Sem Sapatos. Imagine o drama de quem vê um scarpin maravilhoso na vitrine e nem entra na loja, porque certamente não vai encontrar um que lhe sirva!

Como os bons dramas são cheios de reviravoltas, às vezes acontecem algumas surpresas. A loja tem o scarpin tamanho 33, mas, adivinhe? Não serve mesmo assim! O sapato tem a fôrma grande! Fica largo! Cai do pé!

Tudo piora quando os calçadistas resolvem inventar sapatos 33/34. Quem calça dois números ao mesmo tempo? Quem? Ou é uma coisa, ou é outra! É escusado dizer que essa numeração bizarra desfavorece quem calça o número menor. Por causa dessa palhaçada, esta hobbit nunca pôde comprar uma Melissa. E poxa, como ela gostaria de ter uma! Poderiam fazer 32/33, então. Garanto que caberia nos pezinhos hobbitianos.

Por isso, sempre que esta hobbit encontra um sapato que lhe sirva, ela compra. Precisando ou não, tendo dinheiro ou não. Porque nunca se sabe quando terá essa sorte novamente. É como diz aquele ditado de pobre: “não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho”.

Ser hobbit não é fácil. Mas tem lá o seu charme – e sua dose de sofrimento, que é para dar uma certa graça à vida.

(Texto dedicado à Meg, que também é hobbit)

15 comentários:

Edu disse...

Debs, pior ainda é calçar mais...

Eu calço 45, e é um parto pra achar... E quando acha, custa mais caro que os ditos "normais"....

Mas enfim...

Adorei o texto....

Anônimo disse...

interessante!

iti disse...

otimo texto ...
engraçado tbém...
os pequenos passam por mtos problemas as vezes, mais os grandes tbém...
tdo mundo tem suas complicações...com tdo na vida...
hobbit ou ñ...

otimo blog
acesse -
http://lhmartins.blogspot.com

Rafaela disse...

Hobbits unidas, jamais serão vencidas!
Sei bem como é tudo isso! E eu sou louca por sapatos...Já tive algumas Melissas, mas o modelo que eu mais gostava não cabia no meu pé.
Acho a seção infantil vantagem, de vez em quando eu acho alguma coisa que preste!
Tenho problemas com minhas mãos também, são tipo as menores mãos do mundo (juro, nunca conheci um adulto com mão menor!)e aí não é todo anel que cabe, quase todos os relógios ficam parecendo com aquele treco de morfar dos power rangers...

Anônimo disse...

eu entnedo o que é isso.
E meu pé ainda tem o problema do meio ponto: o 37 fica muito pequeno, o 38 muito grande. E a absurda falta de padrão da indústria de calçado e vestuário piora minha situação a ponto de eu ter roupas 38, 40, 42, 44 e até 46que me servem !
Eles sempre vêm com a clássica desculpá de qeu a forma da fábrica é pequena/grande, mas como alguém pode ser manequim 38 e 46 ao mesmo tempo?
Tá doido!

Anônimo disse...

Bom eu sou um pouco mais alto que você, mas se serve de consolo eu sou deficiente fisico,o mundo é pior ainda para o meu "povo", alias acredito que o mundo é que não foi feito para os humanos rss

http://tvcinemaemusica.wordpress.com

Melissa de Castro disse...

Own, hobbits são tão fófis... =P

Compreendo suas reclamações.
Mas pode ser pequena com pensamentos grandes, oras! E você é assim. O que compénsa sua falta de tamanho... hehehehehe.

Edu disse...

Mas Mel...

Vc viu a Rafa:
"Já tive algumas Melissas"...?

Expliquem-se, Dona Rafa e dona Melissa!!!!

Melissa de Castro disse...

Mas Fio...
Nada sei de outras Melissas. Porque eu sou única e nada tenho a ver com isso. É tudo calúnia, seja lá o que for. =P

Luna disse...

Esqueci dos anéis, pulseiras, relógios... Fazem cada anel gigantesco, eu me pergunto que mulher tem os dedos tão grossos.

fabio_ disse...

Mais um pro coro. O teu lance com sapatos? Faço o mesmo com calças. Devo ser o único adulto no planeta que usa tamanho 36. E só acredito que esse tamanho existe porque achei duas calças na vida nº36.
Sabe aqueles botões de bom, regular ou péssimo na saída da Renner? SEMPRE aperto o péssimo. Algumas vezes seguidas. Malditos gigantes!

Nanael Soubaim disse...

Todo hobbit tem, porém, a faculdade cativar sem fazer esforço.

Luna disse...

Nanael fez um comentário awnnnnnnnn!

(No meu texto, não no de vocês :P)

fabio_ disse...

ele também comentou no meu. e no meu blog também, blééééé!!!!

fabio_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.