sexta-feira, 4 de abril de 2008

The World Needs a Hero II

Então, de novo me vejo às voltas com esse pensamento, sobre a questão dos heróis.

E com a incrível capacidade das pessoas de não entenderem, ou não quererem entender, a reação daquilo que propõe ou fazem.

É mais ou menos assim:

Quando Nietzche e Sartre negaram à Deus, eles tinham uma base pra dizer isso. Não vou entrar no mérito da questão, mas cabe dizer que Nietzche fez isso como uma provocação à seu pai, pastor protestante fervoroso (aka "fanático"), que o fez sofrer durante toda a vida. Era sua forma de atingir o pai, e não necessariamente uma "consciência filosófica" do distinto Friedrich. "Deus está morto". Foi o que ele escreveu em "Assim falou Zaratustra". Ele teria feito melhor dizendo: "Deus está morto pra mim, Sr. Karl Ludwig Nietzche". Teria tido menos impacto, mas com certeza, seria o certo.

E isso é uma coisa que eu reparo sempre, em vários autores, ou melhor, vários líderes espirituais, ou filosóficos, como no caso de Nietzche, que levam questões pessoais para suas idéias, o que acaba por distorce-las. Tudo bem, alguem vai dizer que não era isso. Só digo: procurem conhecer a biografia dele. E vão chegar à mesma conclusão.´

Voltando à questão dos líderes, é "batata" que uma hora um deles vai usar de preconceitos pessoais para "limitar" a crença. Explicando: eles sempre usam o "fator divino" para dizer que algo que não gostam tem o "mal", ou o "demo", ou o "tinhoso", ou algo do tipo. E isso acontece à rodo. Especialmente em religiões fundamentalistas.

Aí é que entramos num ponto crucial. Jesus, Krishna, Buda ou qualquer outro, não colocou pra ninguem: "Olha, se você ouvir Black Sabbath, você vai pro inferno".

Ou seja, se você quer entender realmente, vá estudar o Evangelho, os Vedas, o Tao Te Ching, e depois pense em muita besteira que se anda falando.

Outra: Hoje mesmo, eu estava pensando sobre o Homem matando Deus, e se colocando SOBRE ele.

Me remeteu diretamente à Lenda de Lúcifer: O anjo perfeito, que se cria maior que o próprio Deus, e acabou sendo castigado à cuidar das almas desgarradas.

O Homem Cientista, o Homo Sapiens Sapiens ( o que sabe que sabe ), se acha superior à Deus. Diz que o mesmo é "fraqueza" de homens que não sabem aceitar a vida. Que Deus é "Criação do homem".

Pois bem, novo Lúcifer. Que Inferno há de esperar por você?

Se é que, como diz um dito popular (popular mesmo, oriundo da periferia paulistana) "O Inferno é aqui, não existe outro lugar".

Este é o seu mundo.

Parabéns.


E a Ciência é Deus.

5 comentários:

Melissa de Castro disse...

Fio, eu sei que essa famosa frase e tudo o que Nietzsche escreveu tem muito a ver com o pai dele. Mas temos que reconhecer que o cara não deixa transparecer isso, pelo contrário, ele utiliza argumentos que realmente nos convence de suas idéias. Por isso e outras mil coisas que eu acho Nietzsche fodástico.

Adoro quando alguém aqui lembra dele. E concordo quando o filósofo diz que deus é criação dos homens (não necessariamente uma fuga), mas isso é assunto para um outro texto, talvez. Ou não, porque o povo me xinga... rsrsrs.

Adorei o texto, Fio!

Frank disse...

Fio, eu te faço um desafio...
Pelo menos UMA VEZ na vida faça um texto alegrinho, sobre as coisas engraçadas do mundo...

Daí você pode voltar a fazer coisas deprê.

Seu dia é a sexta, logo devia ter textos alegres e tal...


Mas de qualquer forma, o texto ficou bem escrito.

Nanael Soubaim disse...

Palavra de ex-cético: eles têm argumentações fortes e sedutoras, mas não têm fundamentos. Palavra de céltico: "deus" é uma palavra humana muito shing-ling para descrever D'us. Mas fica frio que isso vai acabar.

fabio_ disse...

A maior prepotência humana é conceber um Deus antropomórfico. Que julga, impõe. Acho que foi o próprio "tio Nit" que recolocou que é esse Deus vingativo que deve ser extinto...
Mas enfim... cada coisa a seu tempo. Por enquanto, é complicado pra maioria de nós entender a idéia de uma inteligência superior. Ainda estamos ligados á forma, né?

Adoniran Leblon disse...

Primeiro: muito boa a imagem!

Segundo: "que levam questões pessoais para suas idéias". Quem não faz isso? Duvido, duvido duvido duvido que alguém separe o que pensa do que é. Porque ser e pensar são a mesma coisa em momentos diferentes.

Terceiro: Fio, não se venda a pedidos de posts alegres não! SEJA alegre em parte considerável do seu tempo, que é saudável. Mas escreva só o que não couber mais dentro de você de jeito nenhum. O voluntarismo de escrever e de vomitar guardam muito em comum, escatologias à parte.