segunda-feira, 7 de abril de 2008

Maldade sua!

Sexta-feira, eu resolvi dar uma passadinha rápida num sebo, para comprar um livro para a biblioteca do meu trabalho (porque alguém fez o favor de roubar minha mala no feriado de Páscoa e, dentre os pertences subtraídos pelo meliante, estava um exemplar de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles).


Chegando lá, me dirigi à estante de Literatura Nacional, para procurar o livro. Porém, no meio do caminho, tinha uma mulher, que ocupava todo o espaço do corredor e não me deixava passar. Além disso, eu estava sem vontade de pedir licença – não é todo dia que quero falar com estranhos. Contornei a estante e cheguei onde eu queria, mas não pude refrear um pensamento maldoso, do tipo: “Será que ela conhece os Vigilantes do Peso?”.

Quando finalmente me aproximei da letra L, de Lygia, ouço a mulher perguntar à vendedora: “Vocês têm livros de u...íca?”. A esta altura, eu já tinha implicado com a mulher mesmo, e não pude deixar de pensar: “Oi? Filha, aprenda a pronunciar a palavra, primeiro. Depois, saia atrás de livros! Básico!”. Além disso, ainda tive a coragem de olhar de soslaio para a criatura, erguendo somente uma sobrancelha.

Felizmente, encontrei o livro que procurava e me dirigi ao caixa. Na hora de pagar, olho para o lado e lá estava a mulher novamente. Ela comprou um livro, também. Na capa, estavam escritas as palavras “Wicca” e “teens”. Antes eu não tivesse visto, porque fui novamente atacada por mais um pensamento cruel: “Aham, Cláudia, faz tempo que a categoria teen não serve mais pra ti!”.

Fiquei pensando em tudo isso depois. Em menos de dez minutos, eu consegui julgar uma pessoa, sem ao menos conhecê-la. Eu a chamei de gorda, depois de burra e mais tarde de velha. Sendo que ela nem me conhece, nem deve se lembrar de mim e nunca mais vai me ver. E tudo por um motivo idiota: eu queria passar e ela ficou na minha frente.

Estou me sentindo um poço de maldade e de falta de noção. E não tenho nem a TPM para atenuar meu “crime”. Por que eu faço essas coisas, mesmo sabendo que é errado? Por que não posso ter só pensamentos bons? Por que eu implico com as pessoas? De onde vem essa falta de paciência?

O irônico dessa situação é que meus pensamentos acabaram fazendo mal a mim, não devem ter feito nem cócegas na mulher da livraria. Bem feito pra mim! Mal escrevi a frase anterior e acabei de pensar: “Mas ela mereceu!”. Eu não disse que eu sou um poço de maldade? Pois é...

10 comentários:

Anônimo disse...

Calma, você nçao cometeu nehum crime. Você apenas desabafou consigo mesma, muito melhor do que ter aberto a boca pra falar com a moça do corredor, e ainda juntando a raiva que você sentia por ter tido seus livros furtados acabou julgando a pessoa, mas isso é normal.

Você escreve super bem, parabéns!!!

Tiago Cardoso disse...

Ja viu dzr q qnd apontamos um dedo existem outros 3 virados pra gente????
"Por que eu faço essas coisas, mesmo sabendo que é errado?"

O dia q descobrir, pelo amor de Deus lembre de me contar!!!
rsrsrsrs

Vlw!!!

Pedro Nunes disse...

Deus me livre no dia em que todo mundo só tiver pensamentos felizes e bons e construtivos. Todos os bons humoristas vão pro vinagre.

Desde que faça isso em silêncio, você tem o direito inalienável de pensar o que quiser. O problema é expressar certas coisas, aí é foda.

Faça o favor de continuar assim, porque só pensar coisas bacanas iria te tornar uma pessoa insuportável em pouquíssimo tempo.

Melissa de Castro disse...

Luna, amore!!!
Isso é normal. Passam mil e uma coisa pela nossa cabeça. Não tem jeito.

E concordo com o Pedro. O mundo seria muito sem graça sem esses pensamentos maldosos.

Frankulino disse...

Dé, é impossível ser totalmente politicamente correto e - falando a verdade- nada do que você falou era totalmente mentira... Além do mais, sempre vai haver esses dias de estarmos de bode com o mundo, mas isso passa...

E veja o lado bom, cê acabou de criar mais um personagem talicoisiano... Agora, sempre que tivermos que falar alguma pessoa que só atrapalha, falaremos da mulher no corredor...

"Aquele garoto idiota que atrapalha a aula ,com perguntas idiotas, como se fosse a mulher do corredor"

"Aquela secretária inútil que só não quis fazer minha carteira de estudante - pq não podia atravessar a secretaria- parece a mulher do corredor"

"A imbecil da moça que vende passe estudantil foi chupar bala no lugar de me atender, me atapalhou igual a mulher do corredor"

É, também não tive um dia bom!

Beijos, minha flor estressada.

Luna disse...

A mulher do corredor comprou o livro Wicca para teens (?) porque não era pra ela, era pra filha dela. Por isso também ela não sabia pronunciar direito. Pronto, absolvi a tia!

E o Pedro tem toda a razão. Adorei!

Também devem pensar mal de mim, né?
Não me preocuparei mais e seguirei sendo maldosa - mas só em pensamento.

Rafaela disse...

E concordo com o Pedro. O mundo seria muito sem graça sem esses pensamentos maldosos. [2]

fabio_ disse...

Bom, eu já acho que você deve se penitenciar com autoflagelos nas próximas 7 luas-cheias.
Para evitar reincidência da punição, aconselho adqüirir um chicotinho de bolso para chibatadas imediatas a cada pensamento do capiroto.
Senão, tio Inri vem te pegar, huh!?

Bjo do Elmo.

Luna disse...

Tio Inri vem me pegar e me leva direto para o Tocantins, né?
*Medo*

Renatinha disse...

Menina má....
Mas quem não é igualzinha que atire a primeira pedra.
rsrsrs
beijos
Re