segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Assunto de macho!

Morando numa casa com pai e três irmãos, costumo ouvir conversas sobre futebol o tempo inteiro. Não acho que isso seja ruim, muito pelo contrário. Mas não consigo deixar de me perguntar como é que eles conseguem guardar tantas informações (in)úteis na cabeça.

Eles conhecem todos os times, até os da décima-quarta divisão do campeonato lituano. Comentam, com a maior naturalidade, que o Vasco contratou Mirosvaldo César, aquele, que começou a carreira no XV de Jaú, passou pela Ponta Preta, jogou no Lazio e que agora resolveu voltar ao Brasil.

Na hora do almoço, pululam nomes como Juninho Pernambucano, Fábio Baiano, Sandro Goiano, Márcio Mossoró e Ronaldinho Gaúcho (o único da lista que eu conheço). O que me vem à mente, ao ouvir tais nomes:
a) Sobrenomes existem para quê, mesmo?
b) A imensa criatividade dos boleiros, na hora de adotar um nome “artístico”, é digna de admiração.
c) Quem é essa gente?

Não tenho a menor facilidade para acompanhar as reviravoltas do mundo futebolístico, até porque não me interesso tanto assim pelo assunto. Na minha cabeça, Marcelinho Carioca ainda joga no Corinthians, Túlio Maravilha ainda é a estrela máxima do Botafogo e Romário continua unha e carne com Edmundo. E até fico surpresa, quando descubro que tais fatos fazem parte do passado. Afinal, tudo era tão divertido na “época do Túlio”...

Sendo assim, não posso me meter muito nas conversas sobre futebol. Não me dariam atenção, mesmo... Fico quietinha, escutando tudo e tentando decorar pelo menos alguns nomes e escalações. Nunca dá certo, mas eu tento!

Se me deixassem expressar minhas parcas impressões acerca do esporte bretão, eu diria que:
a) Existe um jogador português chamado Cristiano Ronaldo. Jamais esquecerei Cristiano Ronaldo, pois Cristiano Ronaldo tem nome de galã de novela mexicana. Adoro!
b) Em tempos de Copa do Mundo, não posso perder os jogos da seleção italiana. É a maior concentração de homem bonito por metro quadrado!
c) Vampeta já posou para a G Magazine. Atentem para este fato. Um jogador cujo apelido é a fusão das palavras Vampiro e Capeta! O que deu na cabeça dos editores da revista? Será que foi uma edição especial de Halloween?
d) Confissão bombástica: eu vi a revista. Mas isso não pegaria bem revelar numa reunião familiar...
e) Bola na rede é gol. Precisa mais?

Por essas e outras, prefiro deixar o futebol para quem entende do assunto. Se existissem mais Davids Beckhams e menos Mirosvaldos Césares, talvez eu me interessasse um pouco mais por esse mundinho. Enquanto esse dia não chega, eu fico com as minhas novelas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Uau, quase deu vontade de ligar a mínima para futebol (quase)
Uma amiga minha preferia o futebol europeu exatamente porque os jogadores eram mais atraentes.
A Seleção Italiana, e a Búlgara, então, parece que tinham recrutado numa agência de modelos!

Fabiana disse...

Adorei o seu texto :), depois que me casei é que comecei a ouvir esse tipo de coisa. E descobri que bola na rede nem sempre é gol, pode ser impedimento. Agora, não me pergunte o que é impedimento que eu não sei explicar.

Melissa de Castro disse...

Ai, Luna, eu não me aguento de rir com você!! =)

Eu adoro futebol, mas não sei escalações de todos os times de todos os anos. Sou uma torcedora egoísta, só sei as coisas do meu time.

E, Luna. Cristiano Ronaldo não tem apenas nome de galã mexicano. O rapaz é o próprio galã, só que lusitano.

Quanto à seleção italiana, não dá pra comparar. Homem italiano é o que há!

Luna disse...

Pois é, meninas. Eu morro de saudades do Túlio, mesmo ele não sendo bonito. Gostava das tiradas e provocações dele.

Já me explicaram o que é impedimento, mas eu já esqueci.

Anônimo disse...

Pessoal
quero o contato de vcs!
Sou produtora do Canal Multishow em SP. Adorei o blog de vcs e quero entrar em contato. Meu email é dsilva@globosat.com.br
Abraços, Debora Gemignani

Isadora Penholato disse...

Eu também adoro a seleção italiana. E eu lembro da revista do vampeta. Foi na época em que eu fui à praia com meus pais. Mas minha madrinha não me deixou ver. Será que era porque eu tinha uns...10 anos?

PS: Isadora, do fórum do Garotas.

Nanael Soubaim disse...

Em verdade vos digo, não me anima ver vinte e quatro machos suando e se esfregando em público.

Leandro Merlllin disse...

Minha nossa, pelos comentários acima eu me sinto literalmente um estranho no ninho. . . Justamente eu, nascido e criado no país do futebol, não entendo de absolutamenete NADA sobre o desporto....

=/

Só sei quem é a bola e o juíz tendo sua matriarca humildemente lembrada quando comete um erro. . . Hehehehe

Beijos!
Leandro Merlllin
http://olhardesaldejack.blogspot.com/

Aline Chaves disse...

lembro do meu vizinho me perguntando se eu ia ver o jogo...
então eu disse: nunca entendi aquele bando de homem correndo atrás de uma bola... prefiro GRD. q nem mais GRD é... agora é só Ginástica Rítmica... GRD é do tempo do Túlio (q eu tb gostava)..
ei, e quando o Marcelinho Carioca saiu do Corinthans? xD


estava passeando e achei o blog. muito bom!

beijo!

Mandinha disse...

Senta com as minhas cunhadas dois minutos que você vai saber a escalação até do time da categoria de base do Afeganistão.

Gosto mais de futebol que meu namorado, mas também não é para tanto, vou me informando sobre o cruzeiro (meu time) com meu pai, a não ser quando ele tá bom, ai vejo tudo, que emoção foi ver ele ganhando a tríplice coroa! Para quem não sabe tríplice coroa é ganhar o estadual (no caso campeonato Mineiro), a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Melhor que isso só ver o Atlético rebaixado denovo! Vejo sempre copa do mundo também!

Claro que assisto aos jogos da Itália, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ui!

Graças a Deus nunca me deparei com a visão do inferno que deve ser o Vampeta pelado. Meus pêsames para você viu Luna!

Eu sei o que é impedimento!!!!! Quando o jogador do outro time tem só o goleiro, ou nem ele, entre ele e o gol adversário quando o coleguinha de time dele passa a bola para ele.

Viu como tô sabida? Hahaha

Anônimo disse...

Eu gosto de futebol, embora nunca tenha ido num estádio (mas também , pra quê? Pra ver uns pernas de pau, feios que doí, não dá nem vontade de assistir um jogo aqui...).

Mas se os times seguissem o exemplo da Seleção Italiana o futebol seria mais interessante do que já é...