domingo, 30 de dezembro de 2007

Somos cafonas, sim...

... nós aceitamos. E que nos deixem em paz!
Sempre que vejo algo classificado como brega, penso na Dona Florinda e no Professor Girafales cantando essa canção. Acho que reflete bem o espírito kitsch: popular, sentimental, meio tosco e nem aí para a opinião alheia.

De vez em quando, percebo um lado totalmente exótico da minha personalidade que insiste em se manifestar. Um lado colorido, feito de plástico ou de biscuit, alimentado pela superexposição à TV aberta no período da tarde e pela freqüência a lojas de R$1,99.

De repente me pego com alguns sonhos de consumo meio estranhos. Tipo um daqueles porta-jóias imitando laqueado, ou um kit de maquiagem de 2.500 cores que eu nunca vou usar, ou dadinhos de pelúcia para botar no retrovisor do meu carro inexistente, boneca havaiana rebolante, anjinho de biscuit, margaridas de plástico...
Sério, tenho que respirar fundo, segurar a carteira e repetir mentalmente várias vezes “não, não, nããããooo!” E reprimir toda e qualquer idéia de artesanato que envolva flores de poliéster e pistola de cola.

Até as revistas de decoração mais esnobes concordam que um anãozinho de jardim aqui, ou uma almofada do Elvis ali dão um toque estiloso bacana. Moderninho, até. A coisa pega mesmo quando é tudo tão acessível, a gente tende a se deixar levar. É tudo tão baratinho, colorido, engraçado, que, se eu me conheço, meu quarto viraria uma boléia de caminhão em poucas semanas. E, sem querer soar esnobe, isso não refletiria fielmente minha personalidade.

Deixando o exagero de lado, só posso dizer uma coisa: kitsch é com certeza mais divertido! A gente é mais feliz quando deixa a pretensão de lado. Como ensinam o casal mais breguerê de Chaves.

6 comentários:

Keko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kid disse...

LEgal seu blog gostei!!!

feliz 2008

Melissa de Castro disse...

Ah, Má!
O estojo de maquiagem é suuuper útil, vai! hehehehe
Beijos!

Frankulino disse...

Adorei, Marina!!!!


Essas coisas de 1,99 deve nos atrair por serem vauvulas de scpa do fato de não podermos comprar coisas caras...

Menos, néam?


Bjus

Luna disse...

Também adoro essas lojinhas. Mas raramente compro alguma coisa. Quero a jarra de abacaxi da Nenê!!! Mas não encontro em lugar nenhum...

Mandinha disse...

Nem me fala de Kitsch aaargh! Não suporto lembrar da minha professora bêbada de estética, que é totalmente Kitsch, falando sobre kitsch.

Só para vocês terem idéia quando teve Cow Parade aqui em Bh ela fez a vaca poodle, ela tinha pelos cortados igual poodle e era rosa!