segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Quer me irritar? Pergunte-me como!

Insista comigo
Algumas pessoas têm o que se pode chamar de síndrome de vendedor. Vendedores nunca aceitam um “não” sem replicar. Até porque, se aceitarem, deixam de ganhar a comissão e não atingem as metas. Eu entendo os vendedores. Não entendo é gente que age assim no dia-a-dia. Há quem diga que uma mulher, quando diz não, quer dizer talvez. Mas nem sempre é o meu caso! Tenho vontade de arrancar, um por um, os dentes de quem fica insistindo comigo.

Comece a contar piadas
“Sabe aquela do português?” Quando ouço essa introdução, começo a murchar. Detesto ouvir piadas! Talvez seja despeito por não saber contá-las. Ou receio de não achar engraçado e ter que fingir um sorriso. Não sei... A verdade é que, quando alguém resolve contar piada, fico muito constrangida. Vergonha alheia, sabe? E detesto sentir isso!

Dê palpites na minha vida
Diz o ditado que conselho só se dá a quem pede. Mas algumas pessoas não dão ouvidos à sabedoria popular e começam a distribuir conselhos a torto e a direito, até mesmo sem ter intimidade com o aconselhado. E eu fico ouvindo dicas de corte de cabelo, receitas infalíveis para arrumar namorado, as últimas novidades para ganhar massa muscular e deixar de ser magrela, diagnósticos de doenças mentais... Perdoe-os, Mãe, eles não sabem o que falam!

Faça perguntas, muitas perguntas...
Conversar, geralmente, implica em perguntar e responder. Até aí, beleza. O problema é quando começa a síndrome do investigador policial. Existem pessoas que conseguem transformar qualquer diálogo num interrogatório. É chato ficar só respondendo perguntas, o tempo todo! Cá entre nós, meu pai faz isso...

... e não ouça as respostas
Não sei o que me emputece mais: responder mil e duzentas perguntas ou sentir que a pessoa não está prestando atenção às minhas respostas. Sim, tem gente tão louca que é capaz de perguntar coisas que não quer realmente saber. Será que é só pra me fazer perder tempo?

Use a terceira pessoa para se referir a mim, mesmo eu estando presente
Em outras palavras, me chame de “ela”. Essa mania não é apenas irritante, é falta de educação. Qualquer livro de etiqueta pode confirmar isso. Fica parecendo que eu não tenho voz ativa, ou que estou vegetando e não posso responder pelos meus atos.

Subestime a minha inteligência
Eu posso não ser o Albert Einstein, mas burra eu não sou. Se você pretende fazer com que eu sinta vontade de torcer seu pescoço, é muito fácil. Basta subestimar a minha inteligência. Como? Explicando-me coisas que eu já sei, mas que você acha que eu não tenho capacidade para entender. Certa vez, quiseram me dizer, com todos os detalhes, o que era uma metáfora. Hello!!!! Eu fiz faculdade de Letras! Não terminei, mas isso não vem ao caso.

Transforme fatos do meu passado em anedotas
Isso é coisa de mãe. Todas as mães já nascem geneticamente programadas para embaraçar os filhos. E aí começam a contar pequenos causos constrangedores do passado da prole, para divertir as visitas. O mais legal é que isso é feito na presença dos envolvidos nas historinhas. Poxa, se a falta de assunto é tanta, não seria mais fácil falar mal da Suzana Vieira? Ela está aí pra isso! Quando acontece comigo, além de dar um sorrisinho amarelo, eu desvio o assunto. Sempre. Afinal, mãe não se pode desrespeitar. Só em pensamento...

Use o telefone para imbecilidades
Já falei, em outro texto, do meu apreço pelos telefones. No meu trabalho, quando não consigo fugir, tenho que atender as ligações. E já ouvi cada disparate! Certa vez, alguém teve o displante de me perguntar se eu sabia o número de um serviço de telemensagens!Eu respondi: “Aqui não é Central Telefônica”. E a querida ainda me chamou de grossa. Se ela não tivesse desligado, eu a chamaria de anta. Não é lindo trocar gentilezas?

Meta-se no meu serviço
Ok, eu sei que a função de um chefe é coordenar a bagaça, ver se as coisas estão andando, se tudo está sendo feito direitinho e coisitali. Porém, não é função do chefe agir como se seus subordinados tivessem cinco anos de idade. Ou seja, não precisa repetir cem vezes a mesma coisa, nem interferir quando tudo está indo às mil maravilhas. Ainda mais no serviço público, onde eu atuo, em que quase todas as tarefas podem ser feitas no piloto automático. Acho que, nesse caso, os chefes fazem isso simplesmente para que nós não nos esqueçamos que quem manda lá são eles. Eu prometo que não esqueço, mas agora dá pra me deixar trabalhar?

E aí? Vai encarar?

(Este texto também é uma reedição)

5 comentários:

Luana! disse...

ah, pois, para me irritar, basta tu me perguntar o nome de musicas, cantores, filmes, atores, etc.
eu não costumo guardar esse tipo de coisa e detesto qdo o povo quer ser intelectualizado e começa a me interrogar...
aff

*^.^*

Vivi disse...

Hj estou mais calminha... (férias! Como é bom!!..hehe)
Mas até a semana passada era só espirrar alto do meu lado que eu já levantava o peão (brava eu??)

Carol Fonseca disse...

Tantas coisas me irritam que as vezes preciso me controlar rssss
Bjinhosss

Melissa de Castro disse...

Eu ando tão estressada que qualquer respiração mais forte do ser ao meu lado já me deixa nervosa. Preciso de férias. Urgente.

Gabriel Leite disse...

Uai gente, vocês tão com preguiça de escrever? Rs
Ótima reedição!