domingo, 16 de dezembro de 2007

Faça o que eu digo, não o que eu fiz

Como é o meu primeiro texto neste Blog, estou me sentindo particularmente generosa. Por isso, vou dividir com vocês algumas lições que aprendi ao longo da vida, muitas delas a duras penas. Para que sejam capazes de avaliar a preciosidade dessas informações, direi exatamente o quanto me custou o aprendizado.

A Lição: Na Universidade, cada um cuida de si.
O Custo: Por achar que “não é justo começar com tanta matéria”, adiei todas as obrigatórias, e foi quase um ano para tirar o atraso. Além de ter pago uns 839 micos, por não ter lido os textos da aula, “Porque o professor não pediu...”

A Lição: Não dar aos metidos da escola mais valor do que eles têm.
Basta observar como se comportam, tratam os outros, a importância que dão para a aparência, para ver o ridículo que há neles.
O Custo: 15% do tempo total da minha adolescência me preocupando com o que os outros iam pensar. Tempo equivalente a dúzias de passeios no shopping, mais todas as temporadas de Arquivo X que poderia estar assistindo, mas não assisti, por estar ocupada demais curtindo uma auto-piedadezinha safada.

A Lição: Ocupe a cabeça com o que achar que for útil, ou com o que o faz feliz. O resto não merece que se incomode.
O Custo: Aproximadamente 6 anos passando a tarde em atividades de que não gostava, como natação. Enquanto isso poderia estar na Yoga, ou ouvindo Ramones, como os meus amigos.

A Lição: Só leve a sério os estudos, o trabalho, a família e os amigos de verdade. E só. E, mesmo eles, não muito.
O Custo: Preocupações o suficiente para causar uma crise de gastrite nervosa aos 14 anos. Fazer dietas malucas também não ajudou.

A Lição: Não precisa de amigos que o tratam como se não tivesse importância.
O Custo: Anos andando com uma galera nada-a-ver, adicionados de paixonites por caras que não me davam o menor valor. Quando penso que poderia estar com as minhas melhores amigas da faculdade já no 3º colegial, me dá uma raiva no coração que não pode ser boa para o meu desenvolvimento espiritual.

A Lição: Se você topa “por acaso” muitas vezes com uma pessoa em especial, é possível que ele ou ela esteja fazendo isso de propósito.
O Custo: uma quantidade de tempo não divulgada até sacar que um certo rapaz estava afim de mim.

A Lição: Quando um rapaz implica com você sem razão aparente, é possível que ele goste de você. Tenha ele 12 anos ou 30.
O Custo: Mandei para a Diretoria um garoto de 12 anos perfeitamente namorável.
O Bônus: Mandei para os quintos dos infernos uma roubada de 30. É ficarei mais atenta daqui para frente.

A Lição: Se nem a mãe do rapaz deu jeito nele, não será você que vai.
O Custo: Ver uma amiga querida sofrer por causa de um perfeito imbecil.

Como puderam ver, não sou muito adepta ao chavão “Se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo”. Só não posso dizer que não valeu a pena.

9 comentários:

Frankulino disse...

Primeiro a comentar o primeiro texto de nossa nova aquisição... e que aquisição...


Cara! Chamamos um guru!


Adorei o texto... Cheio de ensinametos, mas descontraído e leve...


Continue assim.



Bjus

Frankulino disse...

eu quis dizer ensinamentos, mas os dedos esqueceram o "n"!


Bjus de novo.

Luna disse...

Eu fico melancólica, pensando nesse tipo de coisa... Mas passa logo, porque sempre sobram as lições aprendidas e as lembranças engraçadas. É o lado bom de amadurecer...

Anônimo disse...

Puxa, valeu o insight, gente!
Estava preocupada, se o texto não estava "autoajudesco" demais.

Estou sempre a disposição para trocar uma idéia, Frank, mas não sei se dá para me chamar de Guru...

Hoje em dia eu rio dos apertos, mas gostaria que outras pessoa não tivessem que passar por eles ;D

Davi Coelho disse...

Brasileira, estreou com pé direito.
Eu JAH achei essas lições todas muito válidas.
É uma das melhores sensações: rir do que já passou.
E sim, vale a pena.

Bjows Marina!!!

Rafaela disse...

Marina,
Já começou em grande estilo!!
Adorei!
Bjos!

Anônimo disse...

Olá!

Começou bem hein?! Muito bom o texto...
Tô esperando por mais...

=**

Vivi disse...

uhu!! Arrasou!
Tudo na vida tem um preço e nem sempre o custo é baixo. Mas vale a pena tentar... Sempre!
Parabéns Marina.
Beijos!

Melissa de Castro disse...

Aê, Marina!!
Começou muito bem, parabéns!
Durante nossa vida aprendemos muitas coisas que levamos para sempre.
Parabéns mais uma vez.